Braga intensifica combate à vespa velutina

O Município de Braga está a investir em novos equipamentos com um sistema mais eficaz de combate à vespa velutina (asiática), que estarão operacionais já a partir do mês de Abril.

Nos últimos anos, o Município de Braga tem vindo a reforçar o combate à vespa (asiática), uma espécie invasora que coloca em perigo as abelhas autóctones, provocando a diminuição do papel polinizador e de produção de mel desta espécie.

Só 2020, os Bombeiros Sapadores de Braga procederam à destruição de mais de 300 ninhos de vespa velutina (asiática) que foram assinalados em diversas Freguesias do Concelho. Em termos operacionais, estas acções de controlo da espécie invasora envolveram 117 veículos, 245 bombeiros, traduzindo-se em 226 horas de trabalho e 1813 quilómetros percorridos.

Recorde-se que, para além dos prejuízos associados às abelhas autóctones, assinala-se ainda o perigo para as populações. Quando se sentem ameaçadas, as vespas atacam as pessoas, sendo a sua “picada” mais dolorosa do que a das abelhas e vespas autóctones.



No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.