XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico conta com 2600 atletas) Evento decorre em Braga e Famalicão



Evento decorre em Braga e Famalicão - XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico conta com 2600 atletas
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico, evento desportivo transfronteiriço promovido pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, contará com a participação de 2600 atletas. A realizar entre os dias 30 de Junho e 5 de Julho, esta edição terá como palco as cidades de Braga e Famalicão, numa organização conjunta que promete promover o desporto, a inclusão e a convivência entre os jovens das regiões Norte de Portugal e da Galiza.

A apresentação dos Jogos teve lugar esta Quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Braga, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Mário Passos, Autarca de Famalicão, Guilherme Aguiar, presidente da Comissão do Desporto do Eixo Atlântico, e do secretário-geral, Xoan Mao.

Ricardo Rio destacou a importância deste evento para a promoção do desporto e do intercâmbio cultural entre os jovens das duas regiões. “Os Jogos do Eixo Atlântico são uma excelente oportunidade para fomentar a convivência entre os jovens e fortalecer os laços entre as comunidades do Norte de Portugal e da Galiza. O desporto é sempre um veículo de formação humana, de inserção dos jovens na sociedade, e é nesse contexto que muita da política desportiva do Município de Braga tem sido desenvolvida”, referiu o Autarca sublinhando a importância para Braga em acolher este evento e “contribuir para o desenvolvimento desportivo e social dos jovens”.

A inclusão do futebol 7 feminino é a grande novidade desta edição, juntando-se ao futebol 7 masculino, voleibol feminino, e às competições de atletismo, natação, basquetebol e andebol para ambos os géneros. Medidas que, segundo Ricardo Rio, reflecte o compromisso com a promoção da igualdade de género no desporto.

A aposta no desporto adaptado é uma constante nestas edições, para garantir que todos os jovens tenham a oportunidade de participar e se destacar nos Jogos do Eixo Atlântico.

A cerimónia de abertura está marcada para o próximo Domingo, às 17h00, nos Jardins dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, com o desfile das diversas delegações participantes. As competições são distribuídas entre Braga e Famalicão, com Braga a receber as provas de atletismo de pista, atletismo adaptado de pista, basquetebol e andebol, enquanto Famalicão acolherá as competições de futebol, atletismo de estrada, natação, natação adaptada e voleibol feminino.

Destaque ainda para a participação de Felgueiras, Fafe e Vila do Conde, que participam pela primeira vez nos Jogos do Eixo Atlântico