Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

S.C. Braga) El profesor Costa y sus puntos sobre las íes...

Abel Ruiz, titular indiscutible esta semana en 2 partidos de la selección española sub-21. Al fondo, el polémico árbitro "Super-Pinheiro"...  (Imagen : SC Braga)

Como cada semana, vamos adelante con el análisis del profesor António Costa a la actualidad del Sporting de Braga... Dice así : 

Vazio profundo

A

Algumas tradições em Portugal nunca mudam e no futebol isso é uma realidade triste. No artigo anterior eu tinha feito um pedido de isenção para a arbitragem que o benfiquista João Pinheiro iria fazer na Pedreira, mas estando num dos lados o seu clube do coração esse pedido caiu num vazio profundo.

A forma como o árbitro conduziu o SC Braga vs Benfica foi absolutamente lamentável e isso ficou bem demonstrado no penálti revertido, de modo feliz, pelo VAR, por fora-de-jogo, que assim evitou que um erro crasso favorecesse a equipa da capital. Mas João Pinheiro haveria de se redimir, perto do intervalo, expulsando Fransérgio, de uma forma que se lamenta, cuja consciência desse erro grave levou o árbitro a desviar o olhar enquanto expulsava o jogador bracarense. A expulsão criava o desequilíbrio que teimava em persistir, mesmo que se tivesse registado uma ligeira supremacia benfiquista até àquele momento. O resto da história já se conhece e o jogo de elevada importância, desportiva e financeira, tombaria para o Benfica, com naturalidade de quem joga sempre com mais gente em campo.

Uma nota para o descaramento que levou o árbitro a receber algumas camisolas do seu clube, como prémio do contributo que deu para decidir o jogo. Só faltou receber o prémio da SportTV, mas qualquer dia alguém se deverá lembrar de uma coisa assim.

As incidências infelizes do jogo deixaram o balneário bracarense triste e revoltado, o que não espanta. Afinal, lutar de modo honesto com aqueles que possuem, à partida, condições superiores torna-se num combate desigual.

A revolta arsenalista surgiu na sala de imprensa, pela voz do presidente António Salvador, que aguarda agora pacientemente a multa ou o castigo correspondente. Mas fez bem em falar e mostrar a revolta que ia no espírito dos jogadores, pois quem não se sente, não é filho de boa gente, e em Braga mora uma equipa de bem.

Noutro patamar, relativo ao jogo anterior em Famalicão, na imprensa desportiva e generalista, que envolveu jornais e, especialmente, televisões, foi construída uma narrativa baseada numa falsidade de acusação de um penálti supostamente inventado sobre Ricardo Horta. A SportTV e o Conselho de Arbitragem bem viram a chafurda que ia na praça pública, mas não fizeram qualquer esforço para mostrar alguma imagem que validasse a decisão do árbitro e do VAR nesse lance. Aquele suposto benefício era o maior escândalo do século, pois importava criar condições para uma arbitragem a condizer no jogo SC Braga vs Benfica, tal como se veio a verificar.

Estranha e tardiamente, surgiram em público imagens do referido lance sobre Ricardo Horta, que mostraram claramente que afinal houve mesmo falta, que justificava o castigo máximo. Perante este novo facto, da publicitação das novas imagens, houve quem tivesse a hombridade de se retratar em público, ainda que alguns energúmenos da nossa praça continuem convencidos de que nada se alterou.

O diretor de comunicação do SC Braga, Alexandre Carvalho, tem à perna um processo disciplinar, movido pelo Conselho de Disciplina, devido a algumas declarações, que “ofenderam” os agentes virgens da arbitragem. Talvez seja hora de eu escrever com moderação, sob pena de um destes dias também ver movido um processo qualquer, de foro disciplinar. Ou talvez não, afinal quem fala a verdade não merece castigo.

A hora é de união de toda a Legião, desde os adeptos até aos jogadores, de modo a preparar as novas e difíceis batalhas que se apresentam até final da época, pois quem pensa que já viu o pior que se prepare, pois um sistema lamacento como o português não dá tréguas aos intrusos abusadores.







Um artigo do professor António Costa,
comentarista e sócio do Sporting Clube de Braga.
"O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema. Cada semana no ZeroZero

Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement