Tren. Gobierno portugués apuesta por transformar la línea Porto-Vigo. ¿Hará Ábalos la "salida Sur" o el by-pass?

PORTO .-- La noticia se supo oficialmente esta tarde. Pedro Nuno Santos había dejado caer algo días atrás tal y como comentamos aquí, en RBT, recuerden aquel texto pulsando aquí.  o también este otro texto haciendo click aquí. 

Esta tarde, en el diario "Observador" se indica, entre otras cosas, lo siguiente : 

Programa de infraestruturas prevê nova linha Porto/Vigo, para além do TGV Lisboa/Porto

Programa de investimento em infraestruturas está a ser apresentado. Para além do TGV entre Lisboa e Porto, programa retoma a ligação com uma linha Nova entre Porto e Vigo. São prioridades na ferrovia.

O programa nacional de investimentos em infraestruturas prevê a construção de uma nova linha ferroviária entre o Porto e Vigo, retomando um projeto que fez parte da rede de alta velocidade que foi negociada entre Portugal e Espanha. Na apresentação que está a ser feita esta quinta-feira no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o ministro das Infraestruturas deu como exemplos da aposta na ferrovia alguns projetos mais emblemáticos:

Pedro Nuno Santos começou pela nova linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto, que assumiu “é uma linha cara, altamente dispendiosa (4.500 milhões de euros), apesar de um contributo que pode ser importante para o nosso país”. Daí a opção de começar faseadamente pelo Norte. Lembrando as ligações privilegiadas com a Galiza, o ministro explicou o racional da nova linha até Vigo, feita também de forma faseada. São as duas maiores prioridades em termos de linhas novas: Lisboa-Porto e Porto/Vigo.

A apresentação de Pedro Nuno Santos começou por uma “autocrítica” — mais uma crítica a governos e decisores dos últimos 20 anos — pelo tempo perdido. “Em 1999 chegamos à melhor solução para aproximar as principais cidades no nosso país e Espanha. Infelizmente apontamos para o ótimo e não temos nada. Disparamos linhas para todo o lado e em 2020 não temos linha nenhuma para mostrar”

O primeiro-ministro Costa está esta quinta-feira numa sessão de apresentação do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, no auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que iniciou a apresentação do plano alertando para a necessidade de impedir o processo de stop and go que tem marcado a execução das grandes obras de infraestruturas em Portugal. 


La portada del diario Público adelantaba esta mañana la línea de alta
velocidad entre Porto y Lisboa. Ya esta tarde, se supo que la transformación y
mejora de la línea entre Porto y Vigo era la otra gran prioridad del Gobierno
portugués para la década 2020-2030.