Tren. Gobierno portugués apuesta por transformar la línea Porto-Vigo. ¿Hará Ábalos la "salida Sur" o el by-pass?
0
Comentarios
PORTO .-- La noticia se supo oficialmente esta tarde. Pedro Nuno Santos había dejado caer algo días atrás tal y como comentamos aquí, en RBT, recuerden aquel texto pulsando aquí. o también este otro texto haciendo click aquí.
Esta tarde, en el diario "Observador" se indica, entre otras cosas, lo siguiente :
Programa de infraestruturas prevê nova linha Porto/Vigo, para além do TGV Lisboa/PortoPrograma de investimento em infraestruturas está a ser apresentado. Para além do TGV entre Lisboa e Porto, programa retoma a ligação com uma linha Nova entre Porto e Vigo. São prioridades na ferrovia.
Pedro Nuno Santos começou pela nova linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto, que assumiu “é uma linha cara, altamente dispendiosa (4.500 milhões de euros), apesar de um contributo que pode ser importante para o nosso país”. Daí a opção de começar faseadamente pelo Norte. Lembrando as ligações privilegiadas com a Galiza, o ministro explicou o racional da nova linha até Vigo, feita também de forma faseada. São as duas maiores prioridades em termos de linhas novas: Lisboa-Porto e Porto/Vigo.
A apresentação de Pedro Nuno Santos começou por uma “autocrítica” — mais uma crítica a governos e decisores dos últimos 20 anos — pelo tempo perdido. “Em 1999 chegamos à melhor solução para aproximar as principais cidades no nosso país e Espanha. Infelizmente apontamos para o ótimo e não temos nada. Disparamos linhas para todo o lado e em 2020 não temos linha nenhuma para mostrar”
O primeiro-ministro Costa está esta quinta-feira numa sessão de apresentação do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, no auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que iniciou a apresentação do plano alertando para a necessidade de impedir o processo de stop and go que tem marcado a execução das grandes obras de infraestruturas em Portugal.
Publicar un comentario