Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Por fin : en 2021, la Serra de Arga será Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional

CAMINHA / VIANA DO CASTELO. - La serranía de Arga, en su mayor espacio entre Caminha y Viana do Castelo fundamentalmente, va a ser declarada área de paisaje protegido ya a partir del año que viene. La noticia ha llenado de satisfacción a los numerosos entusiastas del lugar, que estiman altamente valioso por sus valores ecológicos y paisajísticos.

A classificação da Serra d'Arga, como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional deverá estar concluída no início de 2021.
Em declarações à agência Lusa, o coordenador do projeto Guilherme Lagido aponta o final deste ano para a constituição de uma associação de municípios, que juntará os concelhos de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.
O fim de 2020 é também, segundo aquele responsável, o prazo para a obtenção de um parecer, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), sobre o regulamento da futura Área de Paisagem Protegida.
“A constituição da associação de municípios tem de ser submetida à aprovação dos executivos e das assembleias municipais, sendo que estas últimas só reunirão em dezembro. Nessa altura, já teremos o parecer do ICNF. A partir daí, o regulamento entra em discussão pública. Concluída essa consulta, o regulamento será publicado em Diário da República. Acredito que logo no início de 2021 teremos condições para ter a Área de Paisagem protegida formalmente constituída”, explicou o também vice-presidente da Câmara de Caminha.
De acordo com Guilherme Lagido, o mapa da futura Área Protegida “está praticamente estabilizado”, sendo que abrange uma área de 10 mil hectares.

A Serra de Arga é um conjunto conjunto montanhoso de Portugal Continental, que culmina a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro, Montaria - Viana do Castelo). Situa-se no Alto Minho. É de origem granítica, com fragmentos de xisto. Administrativamente, está dividida pelos concelhos de Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Tal como a maioria das montanhas e serras do Norte de Portugal, a Serra de Arga tem origem em afloramentos graníticos, sendo que todas as rochas existentes na área são derivadas directa ou indirectamente desta rocha magmática plutónica.
A serra proporciona uma paisagem que nos possibilita ver o mar, o Rio Lima e o Rio Minho, as vilas portuguesas de Ponte de Lima e Caminha, a cidade de Viana do Castelo, assim como povoações espanholas da Galiza. Nesta serra nasce o Rio Âncora.
A romaria de S. João de Arga, em 29 de Agosto, celebrada numa capela do lado norte da serra, é das mais características e vividas do Alto Minho, com um forte poder de atracção das populações em redor. Por esse lugar passa o caminho usado desde tempos imemoriais que, ao atravessar a Serra d'Arga nos faz reviver todas as histórias e lendas que a ela se referem. É um caminho longo e que atravessa uma zona muito agreste.


Un rincón de la Serra de Arga

 



Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement