Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Lisboa ya es la "Capital verde Europea 2020"

A cidade de Lisboa é, desde sábado (10), Capital Verde Europeia 2020, com o slogan “Escolha evoluir". A Câmara Municipal quer aproveitar esta oportunidade para evoluir, mas também para mostrar o que de bom tem e faz o país para melhorar o ambiente.
A capital portuguesa, que recebeu o testemunho da cidade norueguesa de Oslo, ganhou o galardão não por ser a cidade mais sustentável, mas porque mostrou que sabe conjugar o verbo e que pretende continuar a fazê-lo: mantendo a aposta na mobilidade, na criação de mais e mais espaços verdes, na redução do ruído, da poluição e dos gastos de água, são alguns dos requisitos apontados para a vitória este ano. Refira-se que, para além do Parque do Monsanto, Lisboa estar rodeada de três grandes zonas naturais classificadas – Parque Natural de Sintra-Cascais, Parque Natural da Arrábida e Estuário do Tejo.
A jornalista Carolina Morgado, no portal especializado "Opçâo Turismo", refere que "A plantação de 20 mil árvores, contribuindo para o objectivo de ter mais 100 mil árvores na cidade até 2021, a inauguração de espaços verdes e do Museu da Reciclagem, em Alcântara, várias exposições e conferências, espectáculos e actividades com escolas e universidades integram o programa, que decorrerá enquanto a cidade de Lisboa ostentar este selo. Destaque para a Conferência dos Oceanos da ONU, que terá lugar entre 2 e 6 de Junho.
Uma das bandeiras da cidade será o projecto da futura Praça de Espanha, bem como a criação de mais 100 hectares de zonas verdes até 2021 (actualmente existem 250 hectares), 25% da cidade com espaços verdes até 2022, ter, até 2021, 90% da população do município a viver a menos de 300 metros de um espaço verde com pelo menos 2 mil m2, aumento de ciclovias e criação de sombras para combater as ondas de calor.
Ao todo, para levar a cabo todo o plano de actividades e das obras, a Câmara Municipal de Lisboa vai fazer uso de um orçamento de 60 milhões de euros, aos quais acrescem 350 mil de incentivo financeiro da Comissão Europeia por ter recebido o selo".

Lisboa já tinha concorrido anteriormente por duas ocasiões, figurando no lote de finalistas na edição de 2019, mas aí a vitória foi para Oslo. No ano seguinte, porém, a capital portuguesa voltou a concorrer, sendo vitoriosa ao bater a concorrência de Gante (Bélgica) e Lahti (Finlândia), cidade que venceria a edição de 2021.
Para concorrer ao selo Capital Verde Europeia, o único requisito base é que seja uma cidade com mais de 100 mil habitantes, sendo o concurso aberto não só aos estados membros da União Europeia, como também aos países candidatos à adesão à UE.

Imagem : Universidade de Lisboa


Ad Code

Responsive Advertisement