Super-reportaje gráfico) De Pinhão a la desembocadura del Tua, por el Douro arriba

Paseo fluvial desde Pinhão hasta la desembocadura del rio Tua en el Douro. Paseo de Pinhão a Tua, aguas arriba del Douro... Colores de primavera bien avanzada, con las viñas cogiendo hojas y fuerza imponiendo el verde en el paisaje... aún el azahar de los naranjos y limoneros, en deslumbrante cuadro a la vista y el olfato.

Pinhão é uma vila portuguesa sede da Freguesia de Pinhão do Município de Alijó, freguesia com 3,0 km² de área e 750 habitantes.
A povoação de Pinhão foi elevada à categoria de vila em 1991.
A vila situa-se na margem norte do rio Douro, sendo o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas várias famosas quintas produtoras de vinho generoso.
A paisagem do Pinhão está classificada pela UNESCO como património cultural da humanidade.
A estação dos caminhos de ferro do Pinhão é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas. Em tons de azul, os azulejos são da autoria de J. Oliveira e foram encomendados à fábrica Aleluia, de Aveiro, em 1937.
Foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada e Casa do Povo.
Esta vila goza de uma localização privilegiada na margem direita do Rio Douro. O Pinhão é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas as mais famosas "Quintas" produtoras de vinho do Porto. A vila do Pinhão recebe cerca de 500 mil turistas por ano.

REPORTAJE GRÁFICO DE ARAÚJO MACEIRA. Prohibida la reproducción de las imágenes sin permiso previo de RIAS BAIXAS TRIBUNA