Braga instala cámaras de inteligencia artificial en sus autobuses urbanos, toda una innovación

Braga instala cámaras de inteligencia artificial en sus autobuses urbanos, toda una innovación que será presentada este lunes.

Apresentação do projeto de instalação de câmaras de inteligência artificial nos autocarros TUB

O Município de Braga apresenta o projeto-piloto de instalação de câmaras de inteligência artificial em autocarros dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para detetar estacionamento ilegal.

A iniciativa terá lugar Segunda-feira, dia 1 de Julho, pelas 10h30, no interior de um autocarro dos TUB estacionado na Rua Luís António Correia (junto à rotunda do Hotel Lamaçães) e contará com a presença de Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, e Jezabel Martínez Fábregas, da Hayden AI.

Este é um inovador projecto-piloto, com a duração de dois meses, apoiado pelo EIT Community AI Challenge, do qual Braga e a Hayden saíram co-vencedores. Serão instaladas câmaras de visão AI nos autocarros dos TUB que cobrem as linhas 40 e 41 – tratam-se de linhas que atravessam zonas da cidade com grande densidade populacional, inclusivamente o Hospital de Braga.

Com as capacidades de deteção em tempo real, a plataforma automatizada da Hayden AI permitirá reduzir significativamente as infrações de estacionamento ilegal, melhorando assim a pontualidade dos autocarros e aumentando a segurança rodoviária em Braga.