Braga) Requalificação do Parque Industrial de Padim da Graça tornará espaço num local de excelência para as empresas

Ricardo Rio visitou freguesia de Padim da Graça. Requalificação do Parque Industrial de Padim da Graça tornará espaço num local de excelência para as empresas

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, visitou hoje a freguesia de Padim da Graça. A visita, acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia, João Moreira, incluiu passagem por diversas obras já executadas ou em execução no território e foi mais uma oportunidade para auscultar as necessidades da população desta freguesia.

A requalificação do Parque Industrial de Padim da Graça, no valor de aproximadamente 700 mil euros, foi destacada pelo Edil como uma aposta estratégica e uma intervenção extremamente importante para o tecido empresarial de Braga. “Trata-se de uma intervenção fundamental para as empresas, trabalhadores e parceiros deste Parque Industrial, com um impacto directo num tecido empresarial com uma presença muito forte no Concelho”, afirmou.

A intervenção irá requalificar totalmente o espaço, com um novo ordenamento de todas as suas infra-estruturas, designadamente ao nível dos arruamentos, estacionamento e passeios. Numa zona em que a circulação acontece principalmente através de veículos pesados e com grandes cargas, estão a ser adoptadas medidas para a melhoria da circulação e da segurança do trânsito existente. “A situação anterior punha em causa a sustentabilidade das empresas aqui localizadas, que chegaram a ameaçar deslocalizar-se. Com este investimento, estamos a transformar um local esquecido durante anos num local de excelência para as empresas”.

Também João Moreira, presidente da Junta, realçou a relevância desta intervenção. “É uma obra muito importante para os habitantes de Padim da Graça, até porque cerca de 60% das pessoas que trabalham neste parque industrial residem na freguesia”, lembrou.

Aposta na qualificação dos espaços públicos e vias de acesso

Juntamente com a Junta de Freguesia, o Município tem efectuado um esforço de qualificação dos espaços públicos e vias de acesso, como é exemplo a zona do parque de lazer do Quintalejo, nas margens do Rio Cávado, e dos equipamentos de proximidade, como a piscina, os balneários e o polidesportivo. Este último, no âmbito do Orçamento Participativo de Braga, será alvo de uma requalificação com um valor global de 200 mil euros. Foi ainda adquirido pelo Município um terreno adjacente ao Quintalejo onde a Junta poderá criar uma estrutura de apoio ao estacionamento.

Como salientou Ricardo Rio, está prevista a requalificação da Escola Primária, que irá acomodar o Jardim de Infância. “O investimento para permitir a integração do Jardim de Infância e a consequente necessidade de melhoria das condições será de aproximadamente meio milhão de euros”, sublinhou.

No parque infantil do bairro foram também efectuadas obras de requalificação, assim como no espaço da antiga casa mortuária. Por fim, o Autarca referiu que a Junta dispõe de terrenos que disponibiliza para habitação a custo acessível, tendo em vista a fixação de população, o que ´coloca Padim da Graça na linha da frente para beneficiar de apoios para esse fim´.

(Imagem : Sergio Freitas / Câmara Municipal de Braga.




 

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.