Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Postales en el tiempo de Pandemia : o edifício da Câmara Municipal de Braga

Descubra Braga sem sair de Casa. Hoje : «A Casa da Câmara»

O edifício da Câmara Municipal de Braga foi mandado construir pelo Arcebispo D. José de Bragança em 1753. Foi erigido em duas fases, tendo ficado concluído apenas em 1865 com a construção da ala norte.
O autor do desenho é o notável arquitecto bracarense André Soares (1721-1769). O edifício é considerado a maior obra-prima da arquitectura civil barroca da Península Ibérica.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, foi inaugurado a 8 de Julho de 1886. Totalmente decorado com pinturas sobre gesso pelo pintor e decorador Joaquim da Costa Carvalho, a sua concepção integrou-se no ciclo de obras que completou o edifício da Câmara na segunda metade do século XIX.
No friso que emoldura o teto, que destaca ao centro as heráldicas cruzadas de Braga e de Portugal, aparecem retratadas as personalidades mais ilustres da história bracarense, intervalados por elegantes dísticos onde são expostas as datas mais significativas para a cidade de Braga.
Nas paredes surgem destacadas representações de monumentos desaparecidos (ou significativamente alterados) da cidade de Braga.

A escadaria nobre do edifício do Paço dos Concelho apresenta revestimento azulejar, com imagens de monumentos da cidade de Braga, emoldurados por motivos fitomórficos. Alguns destes monumentos já não chegaram até aos dias de hoje.

Imagens : Câmara Municipal de Braga












Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement