26 países unem esforços e conhecimento para melhorar as previsões meteorológicas

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno. Es de agradecer el interés que muestras por esta opción...

Consórcio ACCORD: 26 países unem esforços e conhecimento para melhorar as previsões meteorológicas 

A 27 de novembro de 2020, vinte e seis Serviços Meteorológicos Nacionais (SMN) decidiram reforçar a sua colaboração para melhorar as previsões do tempo de curto alcance(1), e prestar um melhor serviço à sociedade. 

Como resultado, os dias modernos do mundo da meteorologia encontram-se num ponto de viragem da sua história. É agora tempo de aprofundar e alargar a nova cooperação internacional, assegurando o melhor suporte possível à nossa sociedade. 

Desta forma, a nossa comunidade -refere o IPMA na nota de Imprensa- continuará a ter um papel importante de ajuda à proteção da vida e da propriedade e de apoio à actividade societal. A melhoria dos nossos serviços ajudará melhor os cidadãos a mitigar o impacto do tempo e do clima associados às ameaças à vida, saúde, economia e propriedade nos nossos países, servindo de suporte às autoridades por forma a adaptarem os seus serviços à mudança climática. 

A Europa tem uma longa tradição de cooperação em meteorologia: satélites meteorológicos são adquiridos e operados pela EUMETSAT, outras observações são coordenadas pela EUMETNET e previsões numéricas de tempo globais a médio prazo(2) são produzidas pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF). 

Por outro lado, as previsões numéricas do tempo de curto alcance e elevada resolução espacial são responsabilidade dos Serviços Meteorológicos Nacionais. Os SMN mantêm, desde os anos de 1980, uma colaboração no seio de vários consórcios regionais. Hoje três desses consórcios (3) decidiram formar uma só parceria, resultando numa colaboração única de 26 países da Europa e do Norte de África. Juntos, esses SMN irão desenvolver, ainda mais, a ciência da previsão do tempo, bem como novos algoritmos para enfrentar os desafios novos das arquiteturas de computação paralela e dos fluxos massivos de dados, em prol de previsões do tempo mais exactas. 

O novo consórcio irá também colaborar estreitamente com a EUMETSAT, a EUMETNET e o ECMWF. A nova parceria irá fortalecer e fazer avançar a pesquisa e o desenvolvimento do código comum dos modelos de Previsão Numérica do Tempo (PNT) e estender a cooperação a novos componentes do complexo sistema com uma manutenção mais eficiente. A produção e entrega de previsões operacionais de PNT permanecerão organizadas numa base nacional ou regional, atualizadas regularmente com as inovações desenvolvidos no consórcio comum. Com o esforço conjunto, vamos acelerar a melhoria das previsões meteorológicas. 

1 curto-alcance: até 3 dias 

2 médio alcance: de 3 a 10 dias 

3 ALADIN (Algeria, Austria, Belgium, Bulgaria, Croatia, Czech Republic, France, Hungary, Morocco, Poland, Portugal, Romania, Slovakia, Slovenia, Tunisia,Turkey), LACE (Austria, Croatia, Czech Republic, Hungary, Poland, Romania, Slovakia, Slovenia) and HIRLAM (Denmark, Estonia, Finland, Iceland, Ireland, Lithuania, Netherlands, Norway, Spain, Sweden)



No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.