Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Fallece en Braga el Obispo emérito de Viana do Castelo. Don José Pedreira era de Valença do Minho

VALENÇA DO MINHO.- El Obispo emérito de Viana do Castelo, don José Pedreira ( -José Augusto Martins Fernandes Pedreira (Gondomil, Valença, 10 de Abril de 1935)- ), falleció en las últimas horas, en el hospital público de Braga, donde se hallaba internado enfermo. La noticia causó hondo pesar no solo en la propia Viana do Castelo, donde era muy querido, sino en su tierra natal, Valença do Minho, cuyo presidente de la Câmara Municipal, Manuel Rodrigues Lopes, manifestó esta tarde el aprecio que en el Municipio de origen tenían por la figura del Obispo Pedreira : "hablamos de una figura carismática y muy apreciada en el Alto Minho, ya no digamos en su tierra natal valenciana de la unión de feligresías de Gondomil-Sanfins".

“É um filho da terra nossa, era uma pessoa muito ligada à terra. É uma grande perda para Valença do Minho e para Gondomil. Era uma pessoa muito estimada”, referiu o autarca Rodrigues Lopes.
José Pedreira foi bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010.
Foi ordenado sacerdote a 12 de julho de 1959. Em 1982 foi nomeado bispo-auxiliar do Porto.
A 29 de Outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de Anacleto Oliveira, entretanto falecido (o bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, morreu em setembro, aos 74 anos, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada do Sul perto de Almodôvar, no distrito de Beja).

A Câmara Municipal de Valença decretou um dia de luto, esta sexta-feira, pelo falecimento de D. José Pedreira, natural deste território, bispo emérito de Viana do Castelo.
A autarquia “expressa publicamente o profundo pesar e consternação” pelo falecimento do responsável católico, nascido na freguesia de Gondomil, deste concelho.
O Município atribuiu-lhe a Medalha de Mérito, em 1996, “pela sua ligação a Valença e a projeção da marca e identidade deste território”.
“A Câmara Municipal expressa publicamente as sentidas condolências à Diocese de Viana do Castelo e a todo o clero diocesano e à família”, refere a nota oficial, na qual se decreta luto municipal no dia do funeral do bispo emérito de Viana do Castelo.

D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira, de 85 anos, faleceu hoje, ao final da manhã, “vítima de doença prolongada”, informou a diocese do Alto Minho
As exéquias são ser celebradas esta sexta-feira, pelas 15h00, na Catedral de Viana do Castelo, sendo o falecido bispo sepultado Cemitério Municipal.

(Fuentes : CM Valença do Minho, Lusa, Eclessia)



Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement