Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Denuncia abierta de ZERO : "os dois países não falam muito um com o outro sobre transporte ferroviário de passageiros"

Siguen las protestas por la decisión de Renfe de cargarse los llamados "tren-hotel" entre Barcelona y Galicia, Madrid y Galicia y Madrid y Lisboa. Ahora llega un manifiesto de ZERO, la Asociación ambientalista portuguesa que no se anda por las ramas en lo que refiere...

"RENFE anunciou fim da única ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid; alternativa aérea representou 110 mil toneladas de emissões de CO2 em 2017.
A 26 de maio de 2020, a RENFE anunciou publicamente não ir retomar proximamente (e muito provavelmente nunca mais) o comboio-hotel entre Lisboa – Madrid, a única ligação ferroviária entre as duas capitais.
Em dezembro do ano passado, este comboio foi um símbolo do uso de um modo de transporte mais sustentável na passagem por Portugal de Greta Thunberg a caminho da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em Madrid.

A ZERO vem assim denunciar publicamente a inaceitável falta de articulação sobre a política ferroviária entre os dois países, em particular entre as duas capitais. Em concreto, o fim da ligação Madrid-Lisboa poderá construir o fim de uma alternativa menos poluidora para este trajeto, e maior dependência do transporte aéreo.
O trajeto decisório dos dois países é surreal: Portugal abandonou a linha TGV para fazer uma linha de mercadorias, enquanto Espanha continuou com o projeto do lado espanhol; Madrid passou a ser o primeiro destino que mais passageiros mobiliza a partir do Aeroporto Humberto Delgado; agora parece que é Espanha a acabar com o que resta das ligações ferroviárias. Claramente os dois países não falam muito um com o outro sobre transporte ferroviário de passageiros.

A ZERO recebeu esta notícia com muita preocupação e espera que as autoridades portuguesas e espanholas cooperem de forma a não deixar terminar o serviço e principalmente perspetivem uma ligação rápida e adequada num futuro próximo. É fundamental manter a ferrovia como uma alternativa para Madrid, isto tendo em conta a procura e a necessidade de reduzir os slots ocupados por um dos principais destinos a partir do aeroporto de Lisboa e de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa associadas ao transporte aéreo. Em 2017, a ligação por via aérea Lisboa – Madrid era a 37ª ligação com maior número de passageiros entre cidades europeias (1,4 milhões de passageiros transportados anualmente) e com um impacte de emissões de 110 mil toneladas de CO2 emitidas por ano. Lisboa-Porto nesse mesmo ano teve 1,1 milhões de passageiros, 300 mil a menos que Lisboa-Madrid". 


Para leer más sobre la decisión de Renfe : 








Ad Code

Responsive Advertisement