Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Portugal. Polígrafo usa notícia do Naturales

A publicação do site especializado NATURALES, tendo por fonte a sondagem encomendada pela Prótoiro à Eurosondagem e que teve como objectivo aferir a opinião dos portugueses face às actividades tauromáquicas, espalhou-se pelas redes sociais e foi dita como sendo "fake news" por vários utilizadores do Facebook, ao ponto do espaço Polígrafo do Sapo ter ido averiguar a veracidade da mesma.


A dúvida foi levantada principalmente pelo título da notícia "86,7% dos portugueses não tem posição contrária às corridas de toiros". Nestas contas englobam-se os 22,7% que "admitem não gostar", mas também "respeitam a liberdade de escolha", pelo que é legítimo considerar que não têm uma posição contrária às corridas de toiros (ou, talvez mais rigorosamente, não têm uma posição favorável à eventual proibição das touradas).

Assim, o Polígrafo considerou a notícia publicada pelo NATURALES:

"Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:
VERDADEIRO"



Ad Code

Responsive Advertisement