CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, presidido por Manuel Queiroz, refere :
"Em espaços públicos, os Jornalistas têm direito a fazer o seu trabalho, fazendo perguntas, a que os atletas podem não responder, como é óbvio. Um dia os atletas vão ser capazes de impedir os clubes de os tratarem como crianças"
"Um Jornalista da CMTV gravou um assessor de Imprensa do SL Benfica a ameaçá-lo e a admitir que lhe bateu e que lhe continuaria a bater. A razão era apenas o Jornalista tentar fazer o seu trabalho.
A tentativa de controlo da Informação por parte dos clubes atinge, assim, novos patamares extremos. O que diz o assessor de Imprensa do Benfica e antigo jornalista Gonçalo Guimarães é inaceitável e a CMTV já anunciou uma queixa-crime, no que pode contar com o apoio inabalável do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto.
Os clubes mais importantes - mas não só esses, diga-se - arrogam-se direitos que não têm e felizmente não podem ter. Em espaços públicos, os Jornalistas têm direito a fazer o seu trabalho, fazendo perguntas, a que os atletas podem não responder, como é óbvio. Um dia os atletas vão ser capazes de impedir os clubes de os tratarem como crianças, porque isso prejudica, desde logo, a imagem social do próprio atleta. E hoje a imagem tem um valor que os protagonistas do desporto devem defender, no seu próprio interesse.
A ameaça aos Jornalistas é uma prática feia, desadequada a relações de normalidade e inconsequente porque só cria problemas ao clube, que tem sempre responsabilidades nestes casos. E convém que as assuma, porque há atitudes que só podem fazer regredir a democracia e o movimento desportivo."
 |
| Manuel Queiroz |