En portada / Na capa_$type=slider$count=6$rm=0$show=home

Contracapa / Contraportada_$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home

"rías baixas tribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

Monção ) "O Povo o deu, o Povo o há dado", conmemorações do 25 de abril

Abertura do Museu Monção & Memória e obras de arte de Bordalo II e Ana Almeida Pinto. COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL O POVO O DEU, O POVO O...

Abertura do Museu Monção & Memória e obras de arte de Bordalo II e Ana Almeida Pinto.

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

O POVO O DEU, O POVO O HÁ DADO

Desde Monção nos llega esta proclama por parte de su Câmara Municipal :

No 25 de abril, homenageamos a liberdade e a coragem de um conjunto de pessoas que, em 1974, tiveram a coragem de transformar o sonho em realidade. Paralelamente, este dia constitui um momento de afirmação e desenvolvimento de cada uma das regiões do nosso Portugal.

Monção assinala a data com a celebração de uma sessão solene, no Cine Teatro João Verde, que engloba entrega de títulos honoríficos. No dia anterior, pelas 11h00, é inaugurado o Museu Monção & Memórias e a obra de arte de Bordalo II. Uma hora antes, decorre uma visita à escultura "BRUMA", de Ana Almeida Pinto.

 COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

O POVO O DEU

O POVO O HÁ DADO

24 de abril

10h00 | Visita à Escultura "BRUMA", de Ana Almeida Pinto

Local: Antiga Ponte do Comboio

Ana Almeida Pinto

Artista multidisciplinar, Ana Almeida Pinto trabalha e reflete sobre a motivação humana, a nostalgia como força motriz do processo e a relação entre vontade e poder. Adequa a fisicalidade e simbologia dos materiais com os quais trabalha e usa a narrativa do processo de construção para significar os conceitos desenvolvidos.


Nascida no Porto, em 1984, Ana Almeida Pinto apresenta-se ao público, regularmente, desde 2007, com destaque para o projeto Resistência, resultado de uma residência artística, realizada nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, 2016, e a participação no Simpósio de Arte e Sustentabilidade, em Braga, 2018, onde criou duas esculturas, a partir de resíduos industriais. 


Uma obra artística que reflete o saudosismo e a memória da presença do comboio em Monção, cuja linha férrea foi desativada no primeiro dia de 1989.


11h00 | Abertura do Museu Monção & Memórias e visita à Obra de Arte do Artista Bordalo II

Local: Rua da Independência


Museu Monção & Memórias

Englobado na requalificação da Rua da Independência, que passou a ter apenas utilização pedonal, o Museu Monção & Memórias resulta da recuperação do Edifício Souto D`El Rei, imóvel datado do século XVII, com brasão/escudo português esquartelado (Pereira, Sousa, Lobato e Castro). Constituído por dois pisos, a traseira dá acesso à Rua da Boavista. 


A operação urbanística desenvolvida no Edifício Souto D`El Rey, enquadrada na politica municipal de reabilitação do edificado com valor identitário e patrimonial, teve como objetivo a recuperação integral do imóvel, renovando a sua imagem a adaptando-o para receber um novo equipamento cultural, albergando as memórias da gente e do território.


Assim, a recuperação daquele imóvel secular, em pleno centro histórico da vila, envolve duas vertentes. Por um lado, promove a reabilitação arquitetónica e patrimonial e, por outro, constitui mais um elemento relevante para a divulgação da componente cultural e turística do nosso concelho. 


Obra de arte de Bordalo II

Artur Bordalo nasceu em Lisboa em 1987. O nome artístico, Bordalo II, nasce de uma homenagem ao seu avô, o pintor e artista plástico Real Bordalo. Com trabalhos em várias cidades do mundo, Bordalo II usa objetos abandonados, desperdícios e refugos procedentes de obras, ruinas de edifícios, carros e fabricas, para criar verdadeiras obras de arte.


Além da beleza estética e abordagem contemporânea das suas criações, a utilização artística destes materiais revela-nos uma espécie de critica ao mundo em que vivemos, um mundo em que objetos, outrora valiosos, perdem, rapidamente, o valor ou importância. 


Bordalo II confronta a sociedade com o seu próprio consumismo, criando, a partir de algo que foi deitado fora, peças que nos fazem pensar ou, como diz o artista, “pôr a mão na consciência”. Pretende denunciar “uma sociedade extremamente materialista” e promover “uma sustentabilidade ecológica e social”.


Uma criação artística com forte impacto visual e uma acentuada componente ecológica que reflete a importância da preservação das tradições como baluarte da identidade cultural do nosso país.


25 de abril

10h00 | Sessão Solene e entrega de títulos honoríficos

Local: Cine Teatro João Verde

Discursos oficiais alusivos ao 25 de abril e entrega de títulos honoríficos a pessoas e instituições locais.


Instituição de Mérito | Medalha de Prata

Foto Aliança e Filarmónica Milagrense


Mérito Desportivo | Medalha de Prata

Luis Teixeira Brito (a título póstumo)

                                                  

22 a 25 de abril

21h00 | Minissérie “O Povo o Deu, o Povo o Há Dado”

𝘌𝘮 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘵𝘰 𝘯𝘢 𝘗𝘢́𝘨𝘪𝘯𝘢 𝘖𝘧𝘪𝘤𝘪𝘢𝘭 𝘥𝘦 𝘍𝘢𝘤𝘦𝘣𝘰𝘰𝘬 𝘥𝘦 Monção Arte & Cultura


Regressar às origens, revisitar lugares, cheiros e lembranças, desencadeia num homem uma viagem vertiginosa ao passado e aos tempos duros da ditadura. Uma visão diferente sobre um dos acontecimentos mais marcantes da história recente de Portugal. 


Com texto de IIídio Castro, narração de Valeriano Varela e Tita Pinheiro, o elenco é constituído por monçanenses pertencentes aos dois grupos de teatro amadores existentes no concelho.




 

Comments

RÍAS BAIXAS TRIBUNA es una web de información, análisis, divulgación y crítica, contemplada en un planteamiento totalmente ajeno a lo comercial. El autor de RÍAS BAIXAS TRIBUNA no contrata publicidad alguna, ni tampoco recibe dinero alguno por la labor que realiza, lo que resulta suficientemente explicado en notas a pié de página de este site.
Salvo aquellos en donde hay referencia a sus autores o cita expresa con la firma de los mismos, todos los trabajos publicados en la web corresponden a la autoría directa del autor-director-editor de este site, o bien a hacerse eco -en todo o en parte- de informaciones, ideas, opiniones, imágenes y notas de prensa emitidas por terceros.
Sea como fuere : las opiniones vertidas en RÍAS BAIXAS TRIBUNA son de exclusiva responsabilidad de quienes las emiten y no representan, necesariamente, el pensamiento de esta publicación, por lo que el autor de esta web no se hace responsable -salvo aquellas que le son propias- de las ideas, datos, imágenes y opiniones de otros aquí reflejadas.
Nombre

-A EURORREGIÂO,285,-CORTOS Y DIRECTOS,27,-EL OCIO-TURISMO,70,-FRONTERAS,96,-LA CULTURA,69,-LA EURORREGIÓN,266,-LA VIDA,249,-Las Cosas de la Vida,2,-LAS OPINIONES,88,-LAS PERSONAS,95,-LOS DEPORTES,262,-m,1,-MAIS PORTUGAL,115,-MÁS ESPAÑA,76,-Ocio/Deportes/Espectáculos,1,-PORTADA,191,-PORTADA),468,-Y ADEMÁS...,266,+ GALICIA,1,1-EURORREGIÓN,330,10-OCIO-ESPECTACULOS,35,11-PORTUGAL TAMBIÉN,89,12-ESPAÑA TAMBIÉN,42,13-MÁS DE PORTADA,8,2-GALICIA,108,3-PORTUGAL,41,4-LAS COSAS DE LA VIDA,251,5 ASUNTOS DE PORTADA EN RÍAS BAIXAS TRIBUNA,470,5-OPINIÓN,82,6-OCIO-DEPORTES-ESPECTÁCULOS,157,7-MÁS EURORREGIÓN,151,8-EL ÚLTIMO PARTE,48,CAJÓN DE SASTRE,283,CLAVE INFORMATIVA,98,CORONAVIRUS,74,CORTOS Y LARGOS,13,CUADERNO FINAL,81,CULTURA Y ESPECTÁCULOS,19,CULTURA-SOCIEDAD-MEDIA,51,DEPORTES,311,EL ÚLTIMO PARTE,73,ESPAÑA,293,ESTAS TIERRAS Y ESTAS GENTES,12,EURORREGIÂO,16,EURORREGIÓN,35,EURORREXIÓN,39,FERROCARRIL,297,GALICIA,1122,GALICIA SUR,127,GRANDE REPORTAGEM,16,INTERNACIONAL,73,LA MIRILLA,59,LAS COSAS DE LA VIDA,583,LOS DEPORTES,16,MAIS PORTUGAL,23,MÁS ESPAÑA,8,MÁS GALICIA,186,MASS-MEDIA,508,Medios de Comunicación,10,OCIO,172,OCIO-ESPECTÁCULOS,149,OCIO-TURISMO,218,OPINION,123,OTRA PORTADA,10,PIE DE FOTO,23,PONTEVEDRA,188,PORTADA,39,PORTUGAL,570,PORTUGAL NORTE,67,PRIMER CUADERNO,85,PROVINCIA,614,PUNTOS DE VISTA,16,REPORTAJES,2,REPORTAJES-ARTÍCULOS,43,RETRATOS,88,SPORTING DE BRAGA,174,TAUROMAQUIA,151,VIGO,282,
ltr
item
RÍAS BAIXAS TRIBUNA: Monção ) "O Povo o deu, o Povo o há dado", conmemorações do 25 de abril
Monção ) "O Povo o deu, o Povo o há dado", conmemorações do 25 de abril
https://1.bp.blogspot.com/-gRf1Xnp-lKY/YH8sFOwthdI/AAAAAAAA_c4/AKh3aZ0uLUwKw7gN7HxvAWV4tYxNjhpOQCLcBGAsYHQ/w640-h238/Captura%2Bde%2Bpantalla%2B2021-04-20%2Ba%2Blas%2B20.24.52.png
https://1.bp.blogspot.com/-gRf1Xnp-lKY/YH8sFOwthdI/AAAAAAAA_c4/AKh3aZ0uLUwKw7gN7HxvAWV4tYxNjhpOQCLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h238/Captura%2Bde%2Bpantalla%2B2021-04-20%2Ba%2Blas%2B20.24.52.png
RÍAS BAIXAS TRIBUNA
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/04/la-carta-semanal-del-sporting-de-braga.html
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/04/la-carta-semanal-del-sporting-de-braga.html
true
1496149115088572514
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content