O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, acredita que existem “inúmeras oportunidades de cooperação entre Portugal e o Irão, não apenas a nível nacional, como também a nível local, nomeadamente entre Cidades, empresas e outras instituições”.
“À semelhança de Braga, Yazd é uma cidade com uma grande história e um grande dinamismo, com uma presença muito forte do ponto de vista da cultura, da investigação e do empreendedorismo, da inovação, áreas que Braga tem valorizado nos últimos anos e que podem ser fortalecidas entre as Cidades e os seus agentes”, referiu o Autarca durante a sessão de abertura.
Ricardo Rio referiu ainda que a Autarquia está fortemente empenhada em construir uma relação duradoura com diversos países e agentes económicos, no sentido de colocar Braga no radar do investimento internacional.
Também Morteza Damanpak Jami, embaixador do Irão em Portugal, reafirmou a disponibilidade do seu país em aprofundar as relações comerciais. “Apesar da distância geográfica, Portugal e o Irão partilham desde o século XVI uma história comum em termos de política económica”, referiu o embaixador que visitou a Cidade de Braga em Novembro do ano passado.
Segundo o embaixador, entre 2015 e 2018 mais de 180 empresas portuguesas de diferentes sectores de actividade operaram no Irão, a segunda maior economia da região do Médio Oriente e Norte de África, a seguir à Arábia Saudita.
A par de Ricardo Rio e do Embaixador do Irão, o webinar contou ainda com as intervenções de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, Luís Rodrigues, director da Startup Braga, Nader Haghighi, presidente do Portugal-Iran Business Council, Mohammad Reza Ghomi, doresidente da Câmara do Comércio e Indústria de Yazd, Alamdar Yazdi, responsável da Yazd Industries, Mining and Trade Organization, José Carlos Pereira, International Business Developer e Paulo Vigário, Mota Ceramic Solutions, SA.