Portugal) Concluyen la renovación de la vía en la "Linha do Este"



Foram concluídas duas importantes empreitadas de renovação de via na Linha do Leste, entre os quilómetros 194,450 e 199,815 no concelho do Crato. Tratou-se da última fase do projeto integrado de reabilitação da Linha que liga Abrantes à fronteira, em Elvas.

Com um investimento global de 2,2 milhões de euros, as empreitadas contemplaram os seguintes trabalhos:
Substituição integral de travessas de madeira por travessas de betão bibloco;
Substituição de fixações e carril e transformação de barra curta em barra longa soldada;
Desguarnecimento de via com aplicação de balastro granítico e manta geotêxtil;
Rebaixamento de passeios;
Construção de contenções guarda balastro;
Aumento da rasante de via em cerca de 10 cm.



Com os trabalhos realizados nas diferentes fases do projeto, que teve um investimento global superior a 29 milhões de euros, foram reforçadas as condições de segurança na Linha do Leste, melhoradas as condições de operacionalidade, assim como a eficiência e competitividade da exploração ferroviária.

No quadro do desenvolvimento de um mercado interno ferroviário, no que respeita ao transporte de mercadorias, a Linha do Leste com 140km de extensão, liga a Estação de Abrantes, na Linha da Beira Baixa, à fronteira em Elvas, assume-se como corredor alternativo de ligação ao Centro - Norte a partir do futuro Corredor Internacional Sul, o qual tem por objetivo reforçar a conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal quer a Espanha, quer ao resto da Europa.

(Fotos : Infraestructuras de Portugal)