EN RESUMEN_$type=three$m=0$rm=0$h=400$c=3$show=home

PORTADA_$type=slider$count=6$rm=0$show=home

"rbtribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, burocráticas, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

"Um elogio à política do contrapoder". (Um artigo de Joaquim A. Emídio)

Estamos em tempo de pandemia mas a vida não pára. À falta de autarcas do PCP, que dantes eram a referência do contrapoder, fica aqui um elog...

Estamos em tempo de pandemia mas a vida não pára. À falta de autarcas do PCP, que dantes eram a referência do contrapoder, fica aqui um elogio aos dirigentes do Bloco de Esquerda.

Durante muitos anos um conhecido empresário da região, ainda vivo, felizmente, quando ligava para o jornal à minha procura mandava passar a chamada para o "comunista" e, em vez de perguntar se era de O MIRANTE, perguntava se era do Avante. Aparentemente a sua opinião a meu respeito, e a respeito do jornal, devia-se ao nosso trabalho editorial que ele achava ao serviço dos comunistas. Não era para ter graça; acho que ele pensava mesmo que eu, e o jornal, só existíamos para servir a causa comunista. Como o PCP está a ficar sem representação autárquica na região começo a ter saudades dos telefonemas deste meu amigo. Com o trabalho dos eleitos do Bloco de Esquerda (BE) na região de abrangência de O MIRANTE, e o quanto eles contribuem para o trabalho dos jornalistas da redacção, acho que a sua opinião sobre mim e sobre o jornal deve ter piorado.

Em Vila Franca de Xira só o BE é que consegue entalar os dirigentes do Futebol Clube de Alverca que fazem gato-sapato dos políticos locais e, quando lhes apetece, também dos dirigentes das várias secções, usando a lei da rolha; em Torres Novas, enquanto António Rodrigues disputa o poder dos seus camaradas, agora também de forma privilegiada como vice-presidente da NERSANT, só o BE se faz ouvir para nos lembrarmos que há outros combates a travar para além da luta de galos; em Abrantes, onde já nada é como dantes, mesmo assim só há animação política quando o BE fala mais alto.

Definitivamente o BE não é o meu partido preferido, por muitas razões mas acima de tudo por ser contra a Europa e eu ser um europeísta convicto. De verdade isso não impede que eu esteja aqui a realçar o bom trabalho dos seus vereadores e dirigentes; principalmente por que nas autarquias, onde é preciso fazer oposição, para que a democracia não seja só uma palavra bonita, eles são os melhores a fazerem a diferença. O elogio tem uma volta na ponta: já fomos vítimas do terrorismo grafiteiro de alguns militantes do BE mas posso jurar que essa atitude ainda hoje nos causa orgulho, e satisfação, e muito nos honra o trabalho editorial.

________________________________________

Esta semana recebi uma mensagem no telemóvel a informar que Ricardo Gonçalves tinha cortado as bolas do Rui Barreiro no Largo do Seminário. Se era para ter graça… nem reparei. O Largo do Seminário é o espelho da má gestão de Rui Barreiro enquanto foi autarca com responsabilidades mas também, neste caso, é só um pequeno pormenor da sua falta de jeitinho para governar a coisa pública. Só quem é cego é que não vê, e não percebe, que a circulação dentro da cidade, principalmente onde se gastou mais dinheiro, parece uma obra dos tempos da antiga União Soviética. Rui Barreiro acabou com o PS em Santarém e os seus camaradas continuam a escondê-lo como se ele tivesse sido um aborto. Fica a sugestão para que, já de seguida, o busto de Guilherme de Azevedo regresse ao seu lugar sem as inscrições pornográficas que Rui Barreiro mandou escrever na pedra.

________________________________________

Vivemos um tempo danado com a pandemia; a chegada das vacinas, e as polémicas que todos os dias abrem os noticiários, são o espelho do país e da classe dirigente. A pouca vergonha instalou-se e as televisões não falam de outra coisa. Enquanto durar o circo nunca mais vamos saber como é que é possível os alegados crimes por corrupção do ex-ministro Manuel Pinho poderem prescrever só por ter havido uma vitória da defesa num recurso no Tribunal Constitucional onde o processo está há mais de um ano. Quem ainda fala do assunto diz que é mais que certo que o processo vai mesmo prescrever. E este caso é só a ponta do icebergue. 

JAE
Joaquim António Emídio es
el Director General de "O MIRANTE",
el mayor y mejor semanario regional
de Portugal, con sede en Santarêm



 

Nombre

-A EURORREGIÂO,285,-CORTOS Y DIRECTOS,27,-EL OCIO-TURISMO,70,-FRONTERAS,98,-LA CULTURA,69,-LA EURORREGIÓN,266,-LA VIDA,266,-Las Cosas de la Vida,2,-LAS OPINIONES,93,-LAS PERSONAS,95,-LOS DEPORTES,276,-m,1,-MAIS PORTUGAL,115,-MÁS ESPAÑA,76,-Ocio/Deportes/Espectáculos,1,-PORTADA,205,-PORTADA),491,-Y ADEMÁS...,288,+ GALICIA,1,1-EURORREGIÓN,329,10-OCIO-ESPECTACULOS,35,11-PORTUGAL TAMBIÉN,89,12-ESPAÑA TAMBIÉN,42,13-MÁS DE PORTADA,8,2-GALICIA,104,3-PORTUGAL,41,4-LAS COSAS DE LA VIDA,250,5 ASUNTOS DE PORTADA EN RÍAS BAIXAS TRIBUNA,459,5-OPINIÓN,82,6-OCIO-DEPORTES-ESPECTÁCULOS,155,7-MÁS EURORREGIÓN,151,8-EL ÚLTIMO PARTE,48,CAJÓN DE SASTRE,304,CLAVE INFORMATIVA,111,CORONAVIRUS,74,CORTOS Y LARGOS,13,CUADERNO FINAL,99,CULTURA Y ESPECTÁCULOS,19,CULTURA-SOCIEDAD-MEDIA,51,DEPORTES,306,EL ÚLTIMO PARTE,77,ESPAÑA,292,ESTAS TIERRAS Y ESTAS GENTES,12,EURORREGIÂO,16,EURORREGIÓN,35,EURORREXIÓN,39,FERROCARRIL,302,GALICIA,1121,GALICIA SUR,102,GRANDE REPORTAGEM,19,INTERNACIONAL,73,LA MIRILLA,73,LAS COSAS DE LA VIDA,582,LOS DEPORTES,16,MAIS PORTUGAL,23,MÁS ESPAÑA,8,MÁS GALICIA,186,MASS-MEDIA,517,Medios de Comunicación,10,OCIO,170,OCIO-ESPECTÁCULOS,147,OCIO-TURISMO,217,OPINION,121,OTRA PORTADA,10,PIE DE FOTO,23,PONTEVEDRA,187,PORTADA,39,PORTUGAL,570,PORTUGAL NORTE,66,PRIMER CUADERNO,111,PROVINCIA,577,PUNTOS DE VISTA,16,REPORTAJES,2,REPORTAJES-ARTÍCULOS,40,RETRATOS,88,SPORTING DE BRAGA,183,TAUROMAQUIA,155,VIGO,182,
ltr
item
RÍAS BAIXAS TRIBUNA: "Um elogio à política do contrapoder". (Um artigo de Joaquim A. Emídio)
"Um elogio à política do contrapoder". (Um artigo de Joaquim A. Emídio)
RÍAS BAIXAS TRIBUNA
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/02/um-elogio-politica-do-contrapoder-um.html
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/02/um-elogio-politica-do-contrapoder-um.html
true
1496149115088572514
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content