En portada / Na capa_$type=slider$count=6$rm=0$show=home

Contracapa / Contraportada_$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home

Mascarón de proa_$type=three$m=0$rm=0$h=400$c=3$show=home

J.A.EMÍDIO ). O pau com que batem é o mesmo com que levam nos cornos

A chegada de um novo ano é o melhor pretexto para falarmos de livros e de leituras. Com a pandemia, o ano que agora acaba tornou-se o pior a...

A chegada de um novo ano é o melhor pretexto para falarmos de livros e de leituras. Com a pandemia, o ano que agora acaba tornou-se o pior ano das nossas vidas; mas que ninguém espere melhor mesmo com a chegada da vacina. Não podemos dar tréguas aos políticos nem aos seus secretários.

A chegada do Ano Novo é sempre um bom pretexto para olharmos por nós abaixo e encontrarmos aquilo que ao longo do ano não vimos por causa do movimento acelerado das nossas vidas pessoais e profissionais. Na noite de Natal reparei que os meus dedos estavam feridos por causa de alguns dias na banca de ourives a brincar com as ferramentas. Mesmo a brincar o trabalho magoa o corpo e, às vezes, o espírito. Na manhã do dia 26 descobri que este ano li mais livros que nos dois últimos dois. A mudança de aldeia obrigou-me a escolher da biblioteca os meus quinhentos livros preferidos para levar para a nova casa; e isso deu-me alento para ler e reler livros que me avivaram a memória: “nem sempre se pode ver de olhos abertos”.

Ainda não foi desta que reli a Odisseia e a Eneida, mas reli, ou li pela primeira vez, vários romances de Ana Miranda, Paul Theroux, Aquilino Ribeiro, Mário de Carvalho, Baptista Bastos, Marguerite Yourcenar, Rosa Montero; Agustina Bessa Luís, e muitos poetas que estão sempre presentes nas minhas leituras diárias como Kavafis, Pierre Louis, Raul de Carvalho, Virgílio Alberto Vieira, Paul Éluard, Rui Bello e João Rui de Sousa; muitas biografias, de que destaco as sobre Picasso, e dois livros marcantes que foram “Diarios 1984-1989” de Sándor Márai, numa edição em espanhol, e “Camilo Intimo”, que me mostraram a crueldade da vida e a força da literatura. Os meus livros do ano foram as releituras da obra de George Steiner, que morreu no dia 3 de Fevereiro de 2020, e todos os livros de Claúdio Magris, que nasceu e vive em Trieste, uma das minhas cidades de eleição, também por ter sido morada de Rainer Maria Rilke.

Os livros são o melhor pretexto para falarmos da escravidão do trabalho e dos sentimentos. Há quem nasça e morra agarrado ao mesmo pau; é com ele que batem e é com ele que levam nos cornos desde que nascem até que morrem. Este ano dei por mim a fazer uma listagem de pessoas que viveram, à minha frente, situações que a mim me fariam despir a pele e oferece-la aos cães, e que, para eles, não passaram de simples episódios da vida.

Não estou a falar dos políticos, nem dos parasitas que vivem nos gabinetes dos políticos, que por cheirarem os seus peidos acham que são íntimos ou ainda mais íntimos que os respectivos cônjuges ; estou a falar dos gaudérios que vivem aqui ao nosso lado, controlando organismos públicos com as suas manhas de carneiros mal mortos; os activistas culturais que se acham no direito de viverem à custa do erário público por saberem disfarçar-se, em cima de um palco, com uma simples barba postiça; os directores e assessores de vários organismos do Estado e da municipalidade que, mal pensam em usar a boca para dizerem em público aquilo que pensam, levam nas orelhas porque foram contratados para ficarem calados e serem apenas a voz do dono: os “cães” que nunca são vacinados contra a raiva porque precisam do vírus activo para sobreviverem.

O ano de 2020 ainda não terminou mas basta estar atento a algumas alterações que aconteceram em algumas instituições da região e do país para concluirmos que o problema da pandemia provocado pelo coronavírus é uma pequena desgraça comparado com o mal do analfabetismo que nos vai levar ao descrédito e à inacção, ao desprezo e, principalmente, à insignificância. A pandemia matará ainda muitos de nós mas a ignorância de certa gente, que faz a gestão da coisa pública, fará muitas mais vítimas a curto e médio prazo, com menos dor mas de certeza com mais sofrimento. E é certo que também, a curto prazo, vamos todos ficar livres da pandemia com a vacina que já começou a ser distribuída. Para o mal da ignorância e da prepotência dos governantes e dos seus acólitos jamais os cientistas descobrirão vacinas eficazes . - ( JAE .




* Joaquim António Emídio es el Director General de "O Mirante", el mayor y mejor semanario regional de Portugal.

---------------------------

O MIRANTEé um jornal regional, fundado por Joaquim António Emídio a 16 de novembro de 1987, na Chamusca, Distrito de Santarém, com publicação mensal e tiragem de dois mil exemplares. Quatro anos depois, o jornal passa a quinzenário contendo 24 páginas, e só nesse ano ocorreu a profissionalização des seus contribuidores como jornalistas. Em setembro de 1995, o jornal muda-se para Santarém e passa a semanário.

Para além da edição em papel, tem uma edição online. A versão online surgiu em novembro de 2002. Tem actualizações ao longo do dia e um link para as edições semanais, em html, e para o arquivo. Tem página na rede social Facebook.

A edição em papel chegou a ter 84 páginas e uma tiragem de 35 mil exemplares. Em 2019, a tiragem média foi de 20 mil exemplares e o número de páginas 58.

O MIRANTE é vendido por assinatura e em banca. Em abril de 2016O Mirante abre uma parceria com o jornal Expresso, a revista Visão e emissora de televisão SIC pertencentes ao grupo Impresa.

No âmbito dessa parceria, a edição semanal em papel é distribuída, desde essa altura, com o Expresso, na área de abrangência de O MIRANTE.

O MIRANTE tem sede em Santarém, na Rua 31 de Janeiro nº 31

Presentemente, O MIRANTE é o maior jornal regional português. Em 2019 teve uma tiragem média em papel, de vinte mil exemplares e uma média semanal de 58 páginas.

A sua área de abrangência consiste em todo o distrito de Santarém (21 concelhos) mais os concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira do distrito do distrito de Lisboa. Em 2011 tinha cerca de 35 funcionários trabalhando em exclusividade.

O fundador do jornal e seu primeiro director editorial, Joaquim António Emídio, ocupa actualmente o cargo de director-geral. O Director Editorial é, desde Junho de 2016, António Palmeiro. Anteriormente o cargo foi ocupado por Alberto Bastos.

A sede do jornal é em Santarém.

As duas últimas ediçôes de cada semana (ediçâo Lezíria Tejo-Medio Tejo e ediçâo Vale do Tejo) de O MIRANTE, presentes agora mesmo nas bancas neste início do 2021, sâo as que agora podem ver aquí :






 

RÍAS BAIXAS TRIBUNA es una web de información, análisis, divulgación y crítica, contemplada en un planteamiento totalmente ajeno a lo comercial. El autor de RÍAS BAIXAS TRIBUNA no contrata publicidad alguna, ni tampoco recibe dinero alguno por la labor que realiza, lo que resulta suficientemente explicado en notas a pié de página de este site.
Salvo aquellos en donde hay referencia a sus autores o cita expresa con la firma de los mismos, todos los trabajos publicados en la web corresponden a la autoría directa del autor-director-editor de este site, o bien a hacerse eco -en todo o en parte- de informaciones, ideas, opiniones, imágenes y notas de prensa emitidas por terceros.
Sea como fuere : las opiniones vertidas en RÍAS BAIXAS TRIBUNA son de exclusiva responsabilidad de quienes las emiten y no representan, necesariamente, el pensamiento de esta publicación, por lo que el autor de esta web no se hace responsable -salvo aquellas que le son propias- de las ideas, datos, imágenes y opiniones de otros aquí reflejadas.
Nombre

-A EURORREGIÂO,285,-CORTOS Y DIRECTOS,27,-EL OCIO-TURISMO,70,-FRONTERAS,70,-LA CULTURA,69,-LA EURORREGIÓN,266,-LA VIDA,200,-Las Cosas de la Vida,2,-LAS OPINIONES,67,-LAS PERSONAS,87,-LOS DEPORTES,227,-m,1,-MAIS PORTUGAL,115,-MÁS ESPAÑA,76,-Ocio/Deportes/Espectáculos,1,-PORTADA,162,-PORTADA),408,-Y ADEMÁS...,185,+ GALICIA,1,1-EURORREGIÓN,330,10-OCIO-ESPECTACULOS,35,11-PORTUGAL TAMBIÉN,89,12-ESPAÑA TAMBIÉN,42,13-MÁS DE PORTADA,8,2-GALICIA,108,3-PORTUGAL,41,4-LAS COSAS DE LA VIDA,251,5 ASUNTOS DE PORTADA EN RÍAS BAIXAS TRIBUNA,470,5-OPINIÓN,82,6-OCIO-DEPORTES-ESPECTÁCULOS,157,7-MÁS EURORREGIÓN,151,8-EL ÚLTIMO PARTE,48,CAJÓN DE SASTRE,283,CLAVE INFORMATIVA,48,CORONAVIRUS,74,CORTOS Y LARGOS,13,CUADERNO FINAL,24,CULTURA Y ESPECTÁCULOS,19,CULTURA-SOCIEDAD-MEDIA,51,DEPORTES,311,EL ÚLTIMO PARTE,56,ESPAÑA,293,ESTAS TIERRAS Y ESTAS GENTES,12,EURORREGIÂO,16,EURORREGIÓN,35,EURORREXIÓN,39,FERROCARRIL,273,GALICIA,1122,GALICIA SUR,127,GRANDE REPORTAGEM,11,INTERNACIONAL,73,LA MIRILLA,30,LAS COSAS DE LA VIDA,583,LOS DEPORTES,16,MAIS PORTUGAL,23,MÁS ESPAÑA,8,MÁS GALICIA,186,MASS-MEDIA,493,Medios de Comunicación,10,OCIO,172,OCIO-ESPECTÁCULOS,149,OCIO-TURISMO,218,OPINION,123,OTRA PORTADA,10,PIE DE FOTO,23,PONTEVEDRA,188,PORTADA,39,PORTUGAL,570,PORTUGAL NORTE,67,PRIMER CUADERNO,25,PROVINCIA,614,PUNTOS DE VISTA,16,REPORTAJES,2,REPORTAJES-ARTÍCULOS,43,RETRATOS,88,SPORTING DE BRAGA,170,TAUROMAQUIA,145,VIGO,282,
ltr
item
RÍAS BAIXAS TRIBUNA: J.A.EMÍDIO ). O pau com que batem é o mesmo com que levam nos cornos
J.A.EMÍDIO ). O pau com que batem é o mesmo com que levam nos cornos
https://images.impresa.pt/mirante/2019-03-26-jae.jpg-1/1x1/mw-200
https://1.bp.blogspot.com/-VYolDFQ_8t4/X-84PPVfrsI/AAAAAAAA52c/ZRhaE8jjyRoIvClvdh9UwKMrpzJsErKRQCLcBGAsYHQ/s72-w494-c-h640/Captura%2Bde%2Bpantalla%2B2021-01-01%2Ba%2Blas%2B14.46.44.png
RÍAS BAIXAS TRIBUNA
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/01/jaemidio-o-pau-com-que-batem-e-o-mesmo.html
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/01/jaemidio-o-pau-com-que-batem-e-o-mesmo.html
true
1496149115088572514
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content