En portada / Na capa_$type=slider$count=6$rm=0$show=home

Contracapa / Contraportada_$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home

"rías baixas tribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

El proyecto "Sherpa do Mar" elige 12 valiosas iniciativas entre Galicia y Norte de Portugal

Respondem aos desafios do setor, como digitalização, segurança alimentar e rastreabilidade ou a sustentabilidade dos recursos DOZE PROJETOS ...

Respondem aos desafios do setor, como digitalização, segurança alimentar e rastreabilidade ou a sustentabilidade dos recursos

DOZE PROJETOS EMPRESARIAIS DE BASE TECNOLÓGICA NO ÂMBITO MARINHO-MARÍTIMO DA GALIZA E DO NORTE DE PORTUGAL RECEBERÃO APOIO PARA A SUA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DE SHERPA DO MAR


Abrangem iniciativas com grande componente inovador e alto valor agregado voltadas à produção de linhas unissex em grande escala de mexilhões, criação de produtos cosméticos, tecnologia para eliminação de nanoplásticos ou fabricação e comercialização de balizas com financiamento ecológico


Por meio do programa, eles terão assessoria especializada e o suporte de um sistema inovador de medição e monitoramento de seu desempenho com base em indicadores que lhes permitirão traçar um roadmap personalizado e dinâmico que os ajudará a trazer suas ideias de negócios para o mercado ao longo das fases de empreendedorismo


Sherpa do Mar anunciou hoje os 12 projectos que irão participar na primeira convocatória do seu programa de apoio ao empreendedorismo Sherpa Journeys, que visa promover a criação de produtos e serviços inovadores que proporcionem soluções de elevado valor acrescentado às necessidades reais no âmbito marinho-marítimo.

Terão acesso a um programa de apoio especializado e abrangente, com a duração de 14 meses, no qual serão acompanhados por um gestor especializado na promoção do empreendedorismo e na transferência de tecnologia e conhecimento e receberão aconselhamento científico-técnico. Durante este processo, terão sessões de mentoria, formação, networking, bem como serviços e meios técnicos para consolidar o seu desenvolvimento e crescimento.

Os projetos selecionados nesta primeira edição destacam-se por sua grande componente inovadora e oferecem respostas de alto valor agregado a desafios como a digitalização, o uso sustentável de recursos, a segurança e rastreabilidade alimentar, o ecoturismo ou a proteção e conservação do ecossistema marinho e aplicam biotecnologia ou tecnologias emergentes, como blockchain ou realidade virtual e aumentada. A maioria está em fase de concepção e prototipagem, embora iniciativas empreendedoras e interempreendedoras também estejam presentes na fase de maturação mais avançada. As suas propostas abrangem diferentes sectores do âmbito marinho-marítimo como a aquicultura, a conserva, o porto, a pesca ou o turismo.

O objetivo do Sherpa Journeys é criar um ecossistema transfronteiriço de empreendedorismo inovador na esfera marinho-marítima e na blue economy, que favoreça a geração de empregos, sinergias e competitividade empresarial.

Neste sentido, as 60 iniciativas da Galiza e do Norte de Portugal que se apresentam nesta primeira edição, com elevada participação, vão também estar presentes num catálogo de ideias de negócio online, onde terão a oportunidade de ganhar visibilidade para estabelecer contactos com potenciais colaboradores e investidores. Este diretório na web também estará aberto a empresários que não participaram da convocatória. Poderão registar a sua ideia de negócio, que deverá estar sedeada na Galiza e no Norte de Portugal, desde que cubra uma necessidade do sector marítimo-marítimo baseada no conhecimento técnico-científico.

Sherpa Journeys é liderado pelo grupo REDE da Universidade de Vigo e conta com a participação do Campus do Mar e do Gabinete de I&D da Universidade de Vigo, do Consórcio Zona Franca de Vigo, da Agência Galega de Inovação (GAIN) e as universidades de Santiago e A Coruña. Por parte de Portugal, participam a Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela (UPTEC), a Universidade do Porto, o Centro Interdisciplinar de Investigação da Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Fórum Oceano-Associacão da Economia do Mar.

Insere-se no projeto Sherpa do Mar, no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado 75% por fundos FEDER.


Projetos selecionados:


MytUniSex: propõe a produção de linhas unissexo de mexilhão em grande escala e de forma sustentada ao longo do ano. Através da implementação de um programa intensivo de melhoramento em laboratório, pretende-se obter viandas de intensa tonalidade laranja, as mais apreciadas pelo consumidor e de grande valor comercial para a indústria conserveira, ou subprodutos de elevada qualidade e de valor acrescentado, como caviar. O projeto também visa promover o uso sustentável dos recursos marinhos, oferecendo uma alternativa que poderia reduzir a necessidade de coleta de sementes na zona rochosa entremarés.

ActivaeAlgae: tem como foco o desenvolvimento de produtos cosméticos de origem natural, à base de extratos de microalgas eucarióticas inexploradas, e com propriedades antiinflamatórias, hidratantes, esfoliantes ou protetoras contra os raios ultravioleta (UV).

BIMA (Biología e Información Marítima Ártabra): visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em SIG e focadas na melhoria da competitividade do setor portuário e das organizações relacionadas com o meio marinho.

SUBGO: Projeto de realidade virtual (VR), aumentada (AR) e misto (MR) voltado à pesquisa e divulgação científica de paisagens subaquáticas com aplicações nos setores de educação e ecoturismo.

ValBioSea: focada no desenvolvimento de um método de extração eficiente para a seleção de compostos bioativos, de alto valor agregado e obtidos a partir de macroalgas invasivas, com abordagem de biorrefinaria em cascata.

DanteRoNPs: solução de tecnologia para eliminação de nanoplásticos no ecossistema marinho, por meio do uso de tensoativos biologicamente compatíveis.

Fish & Food Technology: propõe a criação de uma ferramenta baseada na tecnologia blockchain para a rastreabilidade e segurança alimentar dos produtos da pesca.

Sailing For Science: está centrado na criação de experiências de turismo científico-marinho, constituindo uma plataforma aberta à comunidade científica interessada em participar em atividades de ciência cidadã, com o objetivo de valorizar o ecossistema da região atlântica.

Container Over Board system (anteriormente “Lost Containers at Sea”): tem como objetivo a criação de um sistema de localização de contentores e flutuabilidade que permita gerar alertas que reduzam a geração de derrames poluentes ou possíveis situações de risco para a navegação e o meio marinho.

Blue Bioprana: propõe a aplicação de soluções biotecnológicas que reduzam o impacto ambiental dos subprodutos orgânicos e gerem processos produtivos mais sustentáveis ​​e com melhor desempenho, que também poderão ser utilizados em modelos de economia circular.

ABZU Maritime Platform: plataforma de operações portuárias baseada na tecnologia blockchain que proporcionará mais transparência, simplicidade e rapidez.

Basemar: focada na fabricação e comercialização de balizas com ancoragem ecológica para sinalização marítima e para parques de conquicultura, que oferecem dados em tempo real.


A resolução final pode ser consultada na página “Jornadas Sherpa - Empreendedores” deste site, secção “Documentos do processo de selecção”: https://www.sherpadomar.com/pt-pt/sherpa-journeys






 

 

Comments

RÍAS BAIXAS TRIBUNA es una web de información, análisis, divulgación y crítica, contemplada en un planteamiento totalmente ajeno a lo comercial. El autor de RÍAS BAIXAS TRIBUNA no contrata publicidad alguna, ni tampoco recibe dinero alguno por la labor que realiza, lo que resulta suficientemente explicado en notas a pié de página de este site.
Salvo aquellos en donde hay referencia a sus autores o cita expresa con la firma de los mismos, todos los trabajos publicados en la web corresponden a la autoría directa del autor-director-editor de este site, o bien a hacerse eco -en todo o en parte- de informaciones, ideas, opiniones, imágenes y notas de prensa emitidas por terceros.
Sea como fuere : las opiniones vertidas en RÍAS BAIXAS TRIBUNA son de exclusiva responsabilidad de quienes las emiten y no representan, necesariamente, el pensamiento de esta publicación, por lo que el autor de esta web no se hace responsable -salvo aquellas que le son propias- de las ideas, datos, imágenes y opiniones de otros aquí reflejadas.
Nombre

-A EURORREGIÂO,285,-CORTOS Y DIRECTOS,27,-EL OCIO-TURISMO,70,-FRONTERAS,96,-LA CULTURA,69,-LA EURORREGIÓN,266,-LA VIDA,249,-Las Cosas de la Vida,2,-LAS OPINIONES,88,-LAS PERSONAS,95,-LOS DEPORTES,262,-m,1,-MAIS PORTUGAL,115,-MÁS ESPAÑA,76,-Ocio/Deportes/Espectáculos,1,-PORTADA,191,-PORTADA),468,-Y ADEMÁS...,266,+ GALICIA,1,1-EURORREGIÓN,330,10-OCIO-ESPECTACULOS,35,11-PORTUGAL TAMBIÉN,89,12-ESPAÑA TAMBIÉN,42,13-MÁS DE PORTADA,8,2-GALICIA,108,3-PORTUGAL,41,4-LAS COSAS DE LA VIDA,251,5 ASUNTOS DE PORTADA EN RÍAS BAIXAS TRIBUNA,470,5-OPINIÓN,82,6-OCIO-DEPORTES-ESPECTÁCULOS,157,7-MÁS EURORREGIÓN,151,8-EL ÚLTIMO PARTE,48,CAJÓN DE SASTRE,283,CLAVE INFORMATIVA,98,CORONAVIRUS,74,CORTOS Y LARGOS,13,CUADERNO FINAL,81,CULTURA Y ESPECTÁCULOS,19,CULTURA-SOCIEDAD-MEDIA,51,DEPORTES,311,EL ÚLTIMO PARTE,73,ESPAÑA,293,ESTAS TIERRAS Y ESTAS GENTES,12,EURORREGIÂO,16,EURORREGIÓN,35,EURORREXIÓN,39,FERROCARRIL,297,GALICIA,1122,GALICIA SUR,127,GRANDE REPORTAGEM,16,INTERNACIONAL,73,LA MIRILLA,59,LAS COSAS DE LA VIDA,583,LOS DEPORTES,16,MAIS PORTUGAL,23,MÁS ESPAÑA,8,MÁS GALICIA,186,MASS-MEDIA,508,Medios de Comunicación,10,OCIO,172,OCIO-ESPECTÁCULOS,149,OCIO-TURISMO,218,OPINION,123,OTRA PORTADA,10,PIE DE FOTO,23,PONTEVEDRA,188,PORTADA,39,PORTUGAL,570,PORTUGAL NORTE,67,PRIMER CUADERNO,85,PROVINCIA,614,PUNTOS DE VISTA,16,REPORTAJES,2,REPORTAJES-ARTÍCULOS,43,RETRATOS,88,SPORTING DE BRAGA,174,TAUROMAQUIA,151,VIGO,282,
ltr
item
RÍAS BAIXAS TRIBUNA: El proyecto "Sherpa do Mar" elige 12 valiosas iniciativas entre Galicia y Norte de Portugal
El proyecto "Sherpa do Mar" elige 12 valiosas iniciativas entre Galicia y Norte de Portugal
https://1.bp.blogspot.com/-1FQQPW3CNM8/X9jf8XthnjI/AAAAAAAA4to/DVbCtLFzWN87ZUwAgeu7B2tXPZ1___TdwCLcBGAsYHQ/s16000/Captura%2Bde%2Bpantalla%2B2020-12-15%2Ba%2Blas%2B16.09.58.png
https://1.bp.blogspot.com/-1FQQPW3CNM8/X9jf8XthnjI/AAAAAAAA4to/DVbCtLFzWN87ZUwAgeu7B2tXPZ1___TdwCLcBGAsYHQ/s72-c/Captura%2Bde%2Bpantalla%2B2020-12-15%2Ba%2Blas%2B16.09.58.png
RÍAS BAIXAS TRIBUNA
https://www.riasbaixastribuna.com/2020/12/el-proyecto-sherpa-do-mar-elige-12.html
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/2020/12/el-proyecto-sherpa-do-mar-elige-12.html
true
1496149115088572514
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content