Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}


Breaking News:

latest
"rías baixas tribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

Conmemoraciones de los 800 años del Santuario de A Peneda deslucidas por la Covid-19

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno.  Es de agradecer el interés que muestras por esta opción....

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno. Es de agradecer el interés que muestras por esta opción...


La Pandemia está desluciendo el Año Jubilar que desde el pasado agosto se celebra en el Santuario de Nossa Senhora da Peneda, en el Parque Nacional de Peneda-Gerês, en Portugal. Tras los actos inaugurales del pasado agosto se observó -en lo posible y dentro de las limitaciones de acceso- una animación notable, que grandiosa habría sido de no mediar la Covid-19 actual. La llegada del Otoño y las complicaciones habidas con los rebrotes de la enfermedad citada, vuelven a deslucir la conmemoración. Aunque sea en la distancia, muchísimos son los que imploran a Nossa Senhora da Peneda rogando su mediación en el ansiado final de la peste que tanto se desea.
Con Covid o sin Covid, el Año Jubilar está ahí y la indulgencia plenaria concedida a quienes allí acudiesen desde agosto pasado a la tradicional fiesta de la Virgen -en septiembre-, también.
Puerta jubilar, año jubilar... no es para menos, a pesar de la Covid-19, el afamado Santuário de Nossa Senhora da Peneda viene siendo especial foco de atención de los creyentes del Norte de Portugal y Sur de Galicia -aunque sea en sus corazones- que tan frecuentemente allí acuden desde siempre.

Comemorações dos 800 anos do Santuário Santuário de Nossa Senhora da Peneda : abriu em agosto a Porta Jubilar aos visitantes.
Apertura foi da porta jubilar do Santuário de Nossa Senhora da Peneda pelo bispo de Viana do Castelo, oferecendo também aos fiéis a oportunidade de visitar uma exposição cronológica do templo, desde 1220 até 2020. 
Esta inauguração de agosto insere-se nas comemorações dos 800 anos de culto do Santuário de Nossa Senhora da Peneda. O culto a Nossa Senhora da Peneda remonta a 5 de Agosto de 1220, data em que a Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha e pediu que “fosse construída uma ermida em sua honra”. 
Com o objectivo de instalar um núcleo de visitação histórica, que represente os 800 anos do culto a Nossa Senhora da Peneda, a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez apoiou com 20 mil euros, o restauro de uma ala do Santuário, para aí conter um espaço expositivo, que permite aos visitantes viajarem no tempo e ficarem a conhecer os principais acontecimentos nestes 800 anos de existência, e a construção da Porta Jubilar. 

Faz este ano, 800 anos que terão acontecido as aparições da Virgem à menina que guardava o seu rebanho nos montes da Peneda. A aparição, terá acontecido a 5 de Agosto de 1220, Nossa Senhora terá pedido à pastorinha para que fosse construida uma ermida. O Papa Francisco concedeu indulgência plenária ao santuário. Este passa a partir deste ano de 2020, a ter jubileu a cada cinco anos com a abertura da recém inaugurada Porta Santa.


O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Peneda disse que a indulgência plenária, concedida pelo Papa Francisco nos 800 deste culto mariano, insere os fiéis “na esperança de viver da graça de Deus por meio da Igreja”.
“Ao mesmo tempo que nos ajuda a ser mais Igreja na relação com o Santo Padre. Ajuda-nos a perceber a graça que somos e a misericórdia de que precisamos enquanto Igreja peregrina em qualquer canto do mundo”, acrescentou o padre César Maciel em declarações à Agência ECCLESIA.
A Penitenciaria Apostólica, “por mandato de Sua Santidade o Papa Francisco”, “concede a Indulgência Plenária aos fiéis cristãos” que, em espírito de verdadeira penitência e movidos pela caridade, a fim de usufruírem do jubileu e o poderem aplicar também em sufrágio pelas almas do Purgatório, acorrerem, em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda”, no Arciprestado de Arcos de Valdevez.
Segundo o documento enviado pela Santa Sé, a ‘indulgência plenária’ aplica-se de acordo com as “condições normais” – confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Sumo Pontífice – a quem celebre no santuário da Diocese de Viana do Castelo “os ritos jubilares ou, na mesma ocasião, elevarem humildes preces a Deus pela fidelidade à vocação cristã, pelo incremento das vocações sacerdotais e religiosas, bem como pela fidelidade das famílias cristãs, concluindo as mesmas com a Oração Dominical, o Símbolo da Fé e a invocação da Santíssima Virgem Maria”.

O Santuário de Nossa Senhora Peneda está a celebrar 800 anos de culto este ano, segundo a memória da aparição, a 5 de agosto de 1220, Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha pedindo-lhe para construir uma ermida.
“Celebrar 800 anos é uma oportunidade de memória e de esperança. Fazemos memória e criamos esperança”, destacou o padre César Maciel.
O santuário de Nossa Senhora da Peneda, na Paróquia do Divino Salvador da Gavieira, no Arciprestado de Arcos de Valdevez, está no Parque Natural Peneda-Gerês, no Alto-Minho, e o padre César Maciel destaca que “o manto de Maria é verde, um verde esperança”, e, ao mesmo tempo, “um verde natureza que na Peneda tudo envolve”.
“Esta Porta Santa é um convite ao júbilo, ao perdão, à misericórdia, mas também à harmonia entre Deus e o ser humano, entre seres humanos, entre Deus, o humano e a natureza”, concluiu o reitor.


Incomparable marco en el que se encuentra el Santuário de Nossa Senhora da Peneda

No hay comentarios

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.

Prensa española :

Portadas de Prensa española están al final