Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Firmó la CP el contrato de compra de 22 trenes "Stadler" por 158 millones de euros

22 trenes, unos eléctricos, otros híbridos (diésel+eléctrico), son formalmente adquiridos ahora por la CP, Comboios de Portugal, para rejuvenecer su flota de trenes "regionales" e "inter-regionales". La empresa beneficiaria de esta compra es el fabricante suizo Stadler. No se pudo firmar el contrato hace un año, porque la española CAF había recurrido la decisión del concurso. Resuelta negativamente la reclamación de CAF, quedaba vía libre a la CP ahora para firmar el contrato...

Comboios de Portugal celebrou hoje um contrato para a compra de 22 comboios por um total de 158 milhões de euros, depois de o tribunal ter levantado o efeito suspensivo de um processo que impugnava o concurso, referiu hoje a agencia Lusa.
Em comunicado, a operadora indicou que "celebrou esta quarta-feira o contrato para a aquisição de 22 novos comboios, do modelo FLIRT, à Stadler, num investimento da ordem dos 158 milhões de euros".
Esta adjudicação resultou "do concurso público internacional para a compra de material circulante, que a CP lançou em 2019" no âmbito do qual a proposta dos suíços da Stadler "se qualificou como a mais favorável, nomeadamente, nos critérios de preço e qualidade técnica", lê-se na mesma nota.
A transportadora recordou que "o contrato inclui o fornecimento de doze Unidades Automotoras Bimodo e dez Unidades Automotoras Elétricas e respetivas peças, bem como a prestação de serviços de manutenção, preventiva e corretiva, por um período mínimo de três anos, acompanhada de serviços de formação".

A CP prevê que a entrega da primeira unidade aconteça no final de 2024, sendo que o processo ainda terá de passar pelo Tribunal de Contas.
No dia 08 de outubro, o jornal Público noticiou que o Tribunal Administrativo de Lisboa tinha levantado o efeito suspensivo da ação de impugnação do concorrente perdedor CAF, o que permitia avançar com o concurso.
O Governo autorizou em outubro do ano passado a CP a gastar 168,2 milhões de euros em 22 novos comboios, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República.
A empresa recebeu cinco candidaturas, sendo que, além da CAF e da Stadler, também entregaram propostas iniciais a Talgo, Alstom e Siemens.
Numa fase posterior, ficaram apenas CAF, Talgo e Stadler em negociações avançadas.
No mesmo comunicado enviado hoje, a CP garantiu que "este reforço do parque de material circulante permitirá incrementar a capacidade de resposta da CP às necessidades de mobilidade das populações, nomeadamente nos serviços regionais, assegurando a transição para a eletrificação plena da infraestrutura ferroviária".

Modelo de uno de los trenes bimodal o híbrido de Stadler que acaba de adquirir la CP


 

Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement