Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}


Breaking News:

latest
"rías baixas tribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

Finalmente : el Estado se queda con más del 72% de la TAP y buscará más adelante inversores

Llegada la madrugada de este viernes llegó la que se supone ya como noticia final. Tantas idas y vueltas, al final... el Gobierno português ...

Llegada la madrugada de este viernes llegó la que se supone ya como noticia final. Tantas idas y vueltas, al final... el Gobierno português forzó máquinas y al socio brasileño de la parte privada no le quedó otra que vender su parte y largarse con viento fresco. Permanecerá solamente -de momento- en la parte privada de la TAP, el portugués Humberto Pedrosa, líder del grupo Barraqueiro, especializado en transportes terrestres.

O ministro das Finanças, João Leão, e o ministro das infraestruturas, Pedro Nuno Santos, anunciaram na noite de esta quinta-feira que o acordo entre privados e Estado foram atingidos evitando assim a nacionalização da TAP.  O Estado passa assim a controlar a empresa ficando com 72,5% do capital da empresa, de modo a evitar a falência de uma empresa "essencial ao país", sublinhou o ministro das finanças, João Leão. "O governo chegou a acordo para comprar parte da posição por 55 milhões de euros e fica com 72,5% do capital da TAP."

Correio da Manhá explicaba esta madrugada que Pedro Nuno Santos afirma que o acordo ainda não está assinado, mas que tem "confiança" de que está "fechado".

O Governo chegou a acordo com a Atlantic Gateway (que detém 45% da TAP), evitando uma solução - a nacionalização - que Pedro Nuno Santos diz nunca ter sido opção inicial do Governo. O ministro justifica esta afirmação com os "capitais próprios negativos de 580 milhões de euros" da TAP no final do ano passado: "em nenhum canto do mundo isto é uma empresa em boa situação financeira". "A TAP é demasiado importante para o país, para a economia nacional e para o emprego para que aceitássemos correr o risco de deixarmos uma empresa destas cair", defendeu ainda o ministro.

Governo vai procurar nova equipa de gestão para a TAP. Segundo Pedro Nuno Santos, ministro das infraestruturas, o Governo vai contratar uma empresa para procurar novos gestores para a TAP no mercado internacional. "O que o Estado tem de fazer na TAP e começar a fazer noutras empresas públicas é adotar procedimento rigorosos de escolha de equipas de gestão", disse Pedro Nuno Santos.
Essa empresa deverá procurar gestores "qualificados, experientes e com competência na área da aviação".

Antonoaldo Neves, atual CEO da TAP e homem de confiança do socio brasileiro, vai abandonar funções de imediato sendo substituído interinamente até que o governo encontre uma equipa de gestão.  "A TAP passará a ser uma empresa pública controlada pelo Estado. O atual CEO da TAP deixará as suas funções e teremos de encontrar uma solução imediata. É um trabalho que estamos a fazer e não posso anunciar quem substituirá o atual CEO. Mas tem de ser com a maior brevidade possível", disse o ministro.

Correio da Manhá destaca esta frase : "1.200 milhões de euros é, em qualquer caso, muito dinheiro". O ministro afirma também entender a "perplexidade do povo português" dada a quantidade de dinheiro envolvida para salvar a transportadora aérea, mas reforça a importância da empresa.
"É bom que tenhamos consciência do que estamos a falar e de que empresa estamos a falar", afirma, acrescentando tratar-se da "companhia aérea que mais turistas traz para Portugal" e que cria emprego no país. São "10 mil postos de trabalho diretos" e "indiretamente gera mais de 100 mil postos de trabalho", sublinha.
Miguel Cruz, secretário de Estado do Tesouro, afirma que o empréstimo do Estado portugués à TAP será de até 1.200 milhões de euros, feito em várias tranches, associadas a um plano de liquidez.



Entrada destacada

Otra vez el síndrome anti-Portugal : ¿falta de tacto, manipulación de la realidad, ignorancia...?.

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno.  Es de agradecer el interés que muestras por esta opción....

Pensamiento al cierre...

"Há faunos e elfos escondidos, prontos a barrar o nosso caminho comum. Saber da sua natureza e propósito é condição primeira para viver melhor na Hispânia nossa". (António LEITE)