Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Costa, Sánchez, Felipe y Marcelo nos dicen que ya podemos ir y venir como antes...

Portugal e Espanha assinalaram a reabertura das fronteiras à circulação livre de pessoas com uma cerimónia realizada nas cidades fronteiriças de Badajoz e Elvas.

A cerimónia, que decorreu primeiro do lado espanhol e depois do lado português, foi presidida pelos Chefes de Estado, Rei Felipe VI, e Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, e nela estiveram também presentes os Chefes de Governo, Presidente do Governo Pedro Sanchez e Primeiro-Ministro António Costa.

O Primeiro-Ministro português escreveu na sua conta de Twitter que «hoje assinalamos ao mais alto nível a normalização do trânsito terrestre da fronteira entre Portugal e Espanha. É um reencontro entre vizinhos, que são irmãos e amigos. Desta fronteira aberta depende a nossa prosperidade partilhada e um destino comum no projeto europeu».

«A pandemia ofereceu-nos uma visão de um passado ao qual não queremos voltar: um continente de fronteiras encerradas. A liberdade de circulação consolidou-se no espírito dos cidadãos europeus como um dos princípios fundamentais da ideia de Europa», acrescentou.

António Costa escreveu ainda que «Espanha e Portugal devem ser atores de primeira linha na construção de uma Europa cujo modelo económico e social reforce a convergência e que, mais do que esperanças, dê certezas a todos. Teremos mais peso se travarmos esse combate lado a lado, Portugal e Espanha».
A cerimónia consistiu essencialmente na presença dos Chefes de Estado e de Governo nas duas cidades, com o toque dos respetivos hinos e breves passeios pelos centros históricos de Badajoz e Elvas.

Imagen del acto celebrado en el Museo Arqueológico de Badajoz.  ( Imagen : Gobierno de Portugal





Ad Code

Responsive Advertisement