Medidas similares serán tomadas en los transportes públicos en otras ciudades y villas de Portugal en donde se celebraba tradicionalmente la noche de S. Joâo.
A operação do Metro do Porto para a noite de S. João, dadas as medidas de salvaguarda da saúde pública decorrentes da pandemia da covid-19, tem um horário mais restrito, com as últimas partidas em todas as linhas a terem lugar até às 23H30. Ao contrário do que era já parte da tradição da data, desta feita o Metro não funcionará durante toda a noite de 23 para 24.
São conhecidas as limitações em vigor à abertura dos estabelecimentos de diversão nocturna e às aglomerações em espaços públicos. O Metro do Porto, em coordenação com as forças de segurança, com a Câmara Municipal do Porto e com a Área Metropolitana do Porto, contribui para um esforço colectivo de promoção da saúde e da segurança dos cidadãos. Num ano em que a principal festa da cidade do Porto não tem celebrações públicas, é importante que as pessoas fiquem nas suas residências.
Assegurando a mobilidade dos cidadãos, o Metro do Porto tem no dia 23 de Junho uma operação em tudo idêntica à de um normal dia útil mas antecipa em hora e meia o encerramento de todas as linhas. As últimas partidas em toda a rede dão-se até às 23H30, garantindo assim o serviço público de transporte para todos os que trabalham em estabelecimentos de restauração e afins (e que encerram às onze da noite).
No dia 24 de Junho, a operação do Metro é a habitual para um dia feriado.