Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

La elocuente carta del Consejo de Administración a los usuarios de la CP

El Consejo de Administración de la compañía portuguesa de ferrocarriles, CP, ha dirigido una carta abierta a los numerosos usuarios de los trenes lusitanos, en donde les hace ver las circunstancias del nuevo tiempo que desde este 4 de mayo se abre para el transporte ferroviario en el país. Dice así el escrito :

Caro Cliente,

Tal como uma viagem de comboio, também a vida tem paragens.

Desde o primeiro momento em que foi declarada a pandemia pelo contágio da COVID 19, que a CP tem procurado adaptar a respetiva atividade, conciliando a implementação de medidas de proteção dos seus Clientes e Colaboradores, a par da necessidade de continuar a servir aqueles que têm que se deslocar para salvar vidas, para nos dar segurança, para cuidar da cidade ou trazer alimento às nossas famílias, para que o Portugal continue a funcionar.

Mas também é preciso lembrar que, depois de toda a paragem, há movimento. É por isso que, com cuidados redobrados seguimos em frente, em segurança, nesta viagem, a partir de 4 de maio, com a reposição da nossa oferta regular nos Comboios Urbanos de Lisboa, do Porto e de Coimbra, Comboios Regionais e Interregionais.

Todos esperamos que chegue o dia em que possamos deslocar-nos com liberdade, individualmente, em família ou em grupo. Nas atuais circunstâncias, nem sempre podemos fazê-lo.

A retoma progressiva da circulação dos comboios obedece a um conjunto de condições essenciais de segurança, higiene e proteção que temos vindo a implementar desde o início desta pandemia, e que manteremos através do reforço da limpeza e desinfeção dos comboios, nomeadamente nas áreas mais utilizadas: bancos, varões, casas de banho, filtros do ar condicionado, equipamentos portáteis de venda, janelas, portas, botões de abertura e fecho de portas e locais de colocação da bagagem.

Com o mesmo propósito, adotámos práticas de bio-segurança em todos os serviços da CP, com particular exigência nas nossas equipas: confirmação antes do início da viagem, de que toda a tripulação está saudável, utilização única de luvas descartáveis para controlo de bilhetes, uso de máscara cirúrgica e viseira quando em contacto direto com público, implementação de barreiras físicas contra a projeção de gotículas no atendimento público presencial, são algumas das medidas que poderão consultar em pormenor em cp.pt.

No caso das viagens de longo curso, nos comboios Alfa Pendular e Intercidades, iremos continuar com a oferta em vigor desde 14 de abril, com ocupação restrita, esperando-se uma reposição gradual da totalidade da oferta à medida que a contenção da pandemia for estabilizada. Também alguns dos nossos serviços complementares estão temporariamente suspensos ou reduzidos, como é o caso da distribuição de revistas e auriculares, ou do serviço de cafetaria, a repor progressivamente em função das medidas de desconfinamento que vierem a ser decretadas pelo Governo.

Todos os dias continuam a sair das nossas oficinas carruagens e locomotivas reabilitadas que irão melhorar as condições de viagem dos nossos Clientes. Também durante este período, disponibilizámos a venda dos serviços Regional, Interregional e Urbanos de Coimbra na Bilheteira Online e na App CP facilitando a compra dos nossos serviços a uma parte importante da população que servimos.

Todas as equipas da CP estão empenhadas em oferecer aos nossos Clientes viagens seguras para que possam continuar a viajar com confiança, quer em trabalho ou porque gostam de viajar de comboio, mas para isso vamos também precisar da sua ajuda para que no final de cada viagem possamos chegar todos a casa com a certeza de que estamos bem.

A sua contribuição na adoção destas medidas servirá para o proteger a si, e aos restantes passageiros, tripulação de bordo incluída.

Trata-se de medidas simples, mas essenciais das quais destacamos:

-O uso de máscara é obrigatório durante a viagem
-Mantenha a distância de segurança
-Se não se sentir bem, não viaje
-Se puder planear a sua viagem, evite as horas de ponta
-Antes do desembarque não saia do seu lugar com antecedência se houver confluência de passageiros
-No final da viagem e após sair do comboio, se pretender eliminar a máscara usada retire-a com cuidado e coloque-a num recipiente de lixo. Lave ou desinfete as mãos.

E porque somos uma empresa com uma cultura de resiliência e confiança com 164 anos de vida, "o trabalho não pode parar". Por todos aqueles que precisam, e que gostam de viajar, continuamos a preparar o futuro, mesmo e sobretudo em momentos difíceis.

Para que esta tenha sido apenas uma paragem. E que Portugal arranque depressa rumo à próxima estação.

O Conselho de Administração,
CP. Sempre em movimento.

Estación de Valença do Minho (tren regional de pasajeros, a la derecha. Tren carguero o mercante, a la izquierda)

Ad Code

Responsive Advertisement