Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Descenso brusco de 33 para 19 grados. "Fenómenos extraordinários do ponto de vista meteorológico" sacudieron varios puntos de Portugal

Domingo de fuertes tormentas en diversos lugares de Portugal. Pampilhosa da Serra, Fundâo, Castelo Branco, Covilhá... cultivos y árboles de fruta seriamente afectados. En algunos lugares caían auténticos pedriscos. 

Fortes chuvas e intensas quedas de granizo marcaram a tarde deste domingo em vários pontos do Centro e Norte de Portugal.
Tal como estava previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), localidades como Tarouca e Armamar, em distrito de Viseu, Arganil e Pampilhosa da Serra, em distrito de Coimbra, ou o Fundão, em distrito de Castelo Branco, já registaram condições meteorológicas muito adversas.
A precipitação intensa e a queda de granizo repentina surpreendeu alguns dos residentes destas localidades que têm partilhado, nas redes sociais, vídeos a mostrar os fenómenos meteorológicos.
De acordo com a página do IPMA, os distritos de Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco encontram-se, hoje, sob aviso laranja das 16h30 às 19h00, devido à chuva e trovoada.

De acordo com o CDOS de Castelo Branco, há várias dezenas de pedidos de ajuda. Os bombeiros e as equipas de proteção civil estão no terreno.
A tarde de domingo ficou marcada por uma granizada no distrito de Castelo Branco, com quedas de árvores, inundações em garagens e na via pública.
Castelo Branco, Fundão, Covilhã e Belmonte foram as localidades mais atingidas.
O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, deslocou-se esta tarde entre o Fundão e o seu concelho e descreveu à Radio Renascença um cenário de verdadeiro temporal.
“Muito granizo, muita água e vento. São fenómenos extraordinários do ponto de vista meteorológico. Tivemos uma oscilação de temperatura que passou de 33 para 19 graus abruptamente”, disse.
Vítor Pereira acrescentou que “a proteção civil está concentrada, sobretudo, no sul do concelho, muito próximo do concelho do Fundão, na aldeia de São Francisco de Assis, onde caiu de forma muito rápida e intensa granizo em tal quantidade que bloqueou os acessos às habitações, inundou as ruas e os serviços estão a proceder à desobstrução dessas vias”.
Em plena época da colheita da cereja, a Cova da Beira sofre um revés. O autarca da Covilhã admite que a produção fique totalmente perdida. Por isso, vai pedir ajuda.
“São consequências que vamos ter de apurar e vamos pedir ao Ministério da Agricultura que ajude. Nós, autarcas, não vamos deixar de reivindicar ajudas para os nossos agricultores, os nossos fruticultores porque estão muito afetados por este efeito meteorológico, que parece que vai continuar”, referiu.
Até às 21h00, 12 distritos de Portugal continental estiveram sob aviso amarelo, devido à previsão de trovoada, chuva forte e queda de granizo.




Ad Code

Responsive Advertisement