A propósito da corrida de toiros que se irá realizar dia 13 de Outubro na Póvoa de Varzim, o clube taurino local, emitiu o comunicado que transcrevemos na íntegra abaixo:
Comunicado
![]() |
La plaza de Póvoa de Varzim que el actual presidente de la Câmara Municipal se ha empeñado en destruir |
Dia 13 de Outubro a Póvoa vai ter a corrida da Esperança
O Clube Taurino Povoense, criado para preservar a Praça de Toiros, e que comemorou no passado dia 30 de Julho, 25 anos, foi um halo de esperança na preservação da Cultura e Tradição da realização de corridas das corridas de toiros na Póvoa do Mar. A temporada tauromáquica na Póvoa de Varzim, só teve nas actuais Correntes d’Escrita igual renome a nível nacional.
É em honra dessa Memória e Esperança, dessa manifestação Cultural, e da História e Tradição que o Clube Taurino Povoense, pode com orgulho saudar o anuncio da realização no próximo dia 13 de Outubro, pelas 16 horas, embora numa praça desmontável, de uma Corrida de Touros na Póvoa.
Ali, em terreno junto à Fonte da Bica, no lugar de Penalves, com um cartel composto unicamente por cavaleiros - Sónia Matias, sempre querida e admirada, Filipe Gonçalves e Moura Caetano – lidarão toiros da ganadaria de um outro cavaleiro que a Póvoa conhece, José Luís Cochicho, que serão pegados por dois poderosos Grupos Amadores de Forcados, Montijo e Alcochete, a Festa dos Toiros vai ser uma Festa com muitas Festas.
Domingo, dia 13 de Outubro, a Memória Colectiva Poveira, exige que não nos acomodemos. O Clube Taurino Povoense, serenamente, faz a sua parte. Os Poveiros, os Aficionados do Norte, vão encher a Praça, porque a Póvoa é terra que gosta de touradas… e vai ser uma Festa de surpresas.
Póvoa de Varzim, 21 de Outubro de 2019
Clube Taurino Povoense
Rui Porto Maia