Raquel Monteiro escribe lo que sigue, desde las Termas de São Pedro do Sul, lugar de descanso y balneario en la zona más bien Norte, de Portugal... ya próximos a Viseu
A nossa raposinha das TermasOlá a todos!
Nos últimos dias, muitos de nós têm notado a presença de uma raposa (é um macho jovem, com cerca de 1 a 2 anos) a circular pela zona das Termas, nomeadamente perto da área das autocaravanas.
É um animal muito dócil e curioso, mas venho fazer um apelo urgente ao bom senso e cuidado de todos:
Atenção ao Trânsito (Perigo de Atropelamento): Os carros que passam junto à zona das autocaravanas circulam muitas vezes em velocidade excessiva. Como ele sai da mata e se assusta com os veículos, o risco de ser atropelado é elevado. Pede-se a todos os condutores que reduzam a velocidade nessa zona!
Cuidados com a Alimentação: O sistema digestivo das raposas é diferente do nosso. Alimentos com alho, cebola, temperos, sal ou doces são tóxicos para ele. Se alguém optar por lhe dar algo, que sejam opções seguras como ração seca de cão/gato, carne ou peixe sem tempero, ou ovos cozidos.
Preservar o Instinto Natural: É fundamental que ele continue a saber caçar por si próprio para manter a sua autonomia na natureza.
Cuidado com os Cães: Pede-se atenção redobrada e o uso de trela ao passear os cães de estimação para evitar confrontos ou acidentes.
Água Fresca: Ter um recipiente com água limpa à disposição é uma ajuda valiosa para o animal.
As autoridades já têm conhecimento da presença do animal na zona. Vamos todos ter cuidado ao conduzir e tratar bem este visitante ilustre das nossas Termas!
Obrigado a todos pela colaboração!
