Na sequência das ocorrências registadas no passado sábado, durante o jogo entre o SC Braga e o Vitória SC, o Presidente do SC Braga, António Salvador, foi recebido esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença.
Em análise esteve, em particular, a ordem de retirada, pelas forças de segurança, de uma coreografia de incentivo e apoio promovida pelo Clube com a colaboração dos seus adeptos. Intervenção que o Clube considerou desproporcionada face ao carácter inofensivo da mensagem.

Ambas as partes reconheceram a importância de assegurar critérios claros, proporcionais e uniformes na atuação operacional em contexto de espetáculo desportivo.

A reunião permitiu aprofundar a necessidade de uma abordagem conjunta que valorize o ambiente positivo nos estádios, salvaguardando simultaneamente a segurança e a liberdade de apoio das massas associativas quando exercida de forma responsável, sadia e respeitosa.

Neste enquadramento, a FPF reiterou que os acontecimentos do passado sábado integrarão também a sua agenda de acompanhamento institucional, no âmbito da reunião já requerida junto do Ministério da Administração Interna. Foi igualmente reafirmado o compromisso federativo com a defesa intransigente da imagem do futebol português, dentro e fora dos relvados.

A FPF e o SC Braga reafirmam a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar em articulação com as autoridades competentes e demais agentes do futebol, com o objetivo comum de garantir espetáculos desportivos seguros, inclusivos e vividos com paixão positiva por todos os adeptos.

LIGA PORTUGAL RECEBEU SC BRAGA

Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, recebeu, esta quarta-feira, o congénere do SC Braga, António Salvador. A reunião teve como propósito discutir os incidentes registados no último sábado, aquando do jogo entre SC Braga e Vitória SC, nomeadamente a censura da coreografia de apoio promovida pelo Clube e pelos seus adeptos, à qual se seguiu uma intervenção policial.

O SC Braga manifestou a importância de a Liga Portugal, enquanto organizadora das competições profissionais, reforçar a sua ação no sentido de garantir que iniciativas que promovem o espetáculo, tanto no estádio como na transmissão televisiva, sejam devidamente concretizadas, conforme previsto no Regulamento de Competições.

António Salvador reforçou que o futebol português em muito beneficia do envolvimento dos adeptos no jogo e no seu entorno, gerando uma cadeia de valor alinhada com as grandes ambições que o futebol profissional traçou para os próximos anos e que passam pela sua valorização televisiva e comercial, mas também pela qualidade da experiência de estádio e de reconhecimento da importância dos sócios e adeptos.

Reinaldo Teixeira garantiu que a Liga Portugal está alinhada com os princípios enunciados e que tudo fará para a promoção do futebol e dos seus públicos junto de todas as entidades, encontrando-se já agendada uma reunião com a Direção de Operações da Polícia de Segurança Pública.