Todos los municipios -menos uno- refuerzan la señalética del Camino de Santiago...

RBTRIBUNA 


Todos los municipios, en la medida de sus posibilidades, lo hacen... Es bueno para su imagen, es bueno para los peregrinos, es bueno por múltiples razones... Hay un Camino de Santiago que pasa por Vigo... pero al entrar en Vigo -salvo que se haya cambiado de criterio ultimamente- resulta que los peregrinos ya no tienen señales que les indiquen por donde van... Se acaba, hasta que salen del municipio, las señales que indican por dónde pasa el Camino de Santiago... En Vigo, el que manda, no quiere saber nada de eso. Y nunca dio una razón de peso, convincente, para justificar el evidente "boicot" a las señales que con tanta profusión la Xunta de Galicia (la promoción del Camino) coloca allá donde le dejen... pero en Vigo no.

Cerveira também reforça sinalética para peregrinos do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira colocou um conjunto de placas sinaléticas para reforçar a segurança da passagem, pelo concelho, dos peregrinos que percorrem o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, informou a autarquia.
Em comunicado, a autarquia explica que a sinalética foi instalada «em locais onde o trajeto coincide com vias rodoviárias de considerável fluxo». Em concreto, acfescenta a mesma nota, «os 14,4 quilómetros do Caminho Português da Costa que atravessam o concelho de Vila Nova de Cerveira estão devidamente sinalizados, no âmbito de uma candidatura intermunicipal, que visa a beneficiação daquele itinerário religioso em prol de uma intenção posterior de classificação a património mundial da Unesco», sustenta a gestão municipal
Ainda de acordo com o Município, a certificação do Caminho Português da Costa «acarreta mais responsabilidade a cada município na garantia de mais e melhores condições para os peregrinos, pois há um maior fluxo de pessoas a querer vivenciar esta experiência religiosa e/ou turística», afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, citado na nota.
Recorde-se que, em 2022, o Governo portugués certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que parte do Porto e atravessa a região do Minho até Espanha, por reconhecer a sua «importância histórica e cultural».