No queda otro remedio) Braga tendrá que cortar 35 árboles de gran porte y edad

RBTRIBUNA 
Fotografia : Braga Municipio

Na Av. Imaculada Conceição, Av. João XXI e Av. João Paulo II

Município de Braga vai proceder ao abate e substituição de 35 árvores

Após a realização de um diagnóstico do estado fitossanitário e da solidez biomecânica de um conjunto de árvores existentes na Av. Imaculada Conceição, Av. João XXI e Av. João Paulo II, o Município de Braga vai proceder, nas próximas semanas, ao abate de 35 árvores, que serão substituídas, em época própria para a sua plantação, por exemplares adequados aos locais.

Esta é uma medida de segurança para pessoas e bens, resultando de uma avaliação fitossanitária e de risco de fractura de árvores desencadeada pela comunicação por parte de cidadãos e das Juntas de Freguesia. Foi efectuada a observação das fragilidades, sinais e sintomas, que pontam para o risco eminente de fractura ou queda.

As árvores encontram-se no passeio das referidas vias, que, além do elevado número de passagens pedonais, registam também um grande volume de tráfego automóvel.

No total, foram avaliadas 42 árvores, todas de grande porte, maioritariamente lódãos, mas também alguns exemplares de freixo e ulmeiro. Foi realizada uma avaliação individual de cada árvore pelo método VTA (Visual Tree Assessment), onde cada árvore foi analisada individualmente, tendo sido efectuado registo fotográfico de todos os exemplares avaliados.

Desta avaliação, o Município vai realizar intervenções ao nível de poda em sete exemplares, de modo a prolongar a vida da árvore por mais alguns anos. Todas as restantes árvores apresentam fragilidades ao nível do sistema radicular, do colo do tronco, do tronco, das pernadas e da copa, que levam a concluir que se encontram em risco eminente de queda.

O relatório da avaliação fitossanitária e de risco de fractura está disponível para consulta em: https://bit.ly/42B0Syi