Braga é exemplo na integração das comunidades migrantes

RBTRIBUNA 

Alta-Comissária para as Migrações elogiou actuação da Autarquia bracarense

Braga é exemplo na integração das comunidades migrantes

A alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, elogiou a visão estratégica de política pública do Município de Braga na promoção da integração de migrantes.

Durante a visita realizada à sede da Associação de Imigrantes Senegaleses em Portugal - ‘Conquista Vontades’, em Braga, a alta-comissária sublinhou a capacidade que a Autarquia bracarense tem tido para colocar no terreno iniciativas que contribuem para dar as respostas necessárias às comunidades migrantes.

Para Sónia Pereira, Braga tem sido também exemplar na aplicação do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), estando já a executar o seu terceiro plano local para a integração de migrantes. Esta responsável agradeceu ainda o apoio do Município de Braga no acolhimento de cidadãos afegãos, em específico, ao grupo de música do Instituto Nacional do Afeganistão constituído por jovens alunos e músicos que deixaram de poder exercer a sua actividade no seu país e que, em Braga, encontraram condições para fazê-lo.

A acompanhar a visita da alta-comissária para as migrações esteve Ricardo Rio. O presidente da Câmara Municipal de Braga referiu que o Concelho tem actualmente representadas 130 nacionalidades e que este facto tem sido uma experiência muito enriquecedora para a Cidade. “A par da comunidade brasileira, que é a mais expressiva, temos comunidades de outras geografias, desde o leste da Europa à África e à Ásia e, em todos os casos, com uma grande capacidade de integração na Cidade”, notou.

Segundo o Autarca, as associações representativas das comunidades migrantes, como a ‘Conquista Vontades’, “têm reforçado muito o trabalho das respostas públicas, quer do Estado Central, quer do Município”.

De referir que a associação ‘Conquista Vontades’ é reconhecida pelo Alto Comissariado para as Migrações e possui estatuto de entidade de utilidade pública desde 2021. No ano transacto, o Município estabeleceu com esta associação um memorando de entendimento com vista à implementação do projecto “Parceria para a Integração”.

O projecto, implementado no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, visa a promoção da integração de nacionais de países terceiros no concelho. O Município ajudou ainda a dotar a sede da associação de equipamento de funcionamento.

A “Conquista Vontades” nasceu com o objectivo de promover a integração da comunidade senegalesa presente em Braga, apoiando na resolução de problemas de legalização, acolhimento, integração e inclusão social, estando hoje aberta a todas as nacionalidades.

No espaço de atendimento da associação (Travessa Bonfim, Nº3 R/C) encontram-se mediadoras qualificadas e preparadas para informar, esclarecer e orientar as pessoas na resolução de problemas associados à sua integração passando pelas mais diversas áreas.