Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Inauguração do renovado Museu Municipal de Arouca está marcada para este 14 de maio


A inauguração do renovado Museu Municipal de Arouca está marcada para 14 de maio, pelas 17h30, abrindo ao público, no sábado, 15 de maio, a partir das 9h30. Na ocasião, serão assinados os protocolos de cedência de espólio ao Museu por parte da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e do Centro de Arqueologia de Arouca.

Será igualmente inaugurada a primeira exposição temporária pós-reabertura, que se intitula “O Arquivo Fotográfico de Adílio Ferreira da Silva”. A este propósito, será também assinado o protocolo de cedência do arquivo fotográfico de Adílio Ferreira da Silva ao Município de Arouca, por parte do filho de Adílio F. Silva, a quem coube, após a morte do pai, a salvaguarda deste acervo.

“Quisemos com a cerimónia de reabertura do Museu assinalar, de forma singela, dois elementos fundamentais da ação deste espaço museológico: a ligação e o trabalho em parceria com o nosso dinâmico movimento associativo local, com a formalização dos protocolos de cedência de peças com duas das nossas associações locais, e a ligação e o trabalho com a comunidade local, com a assinatura do protocolo relativo ao acervo fotográfico de Adílio Ferreira da Silva”, referiu a presidente da Câmara, Margarida Belém. “Este acervo é um excelente exemplo da importância dos arquivos familiares para a preservação da nossa memória coletiva, estando nestes guardados episódios mais privados, mas também públicos que são fundamentais para conhecermos a nossa história local”, acrescentou a autarca, mostrando-se “honrada pela confiança depositada no Município” para a salvaguarda daquele espólio.

O Museu Municipal de Arouca esteve encerrado durante cerca de dois anos para intervenções na fachada e remodelação do circuito expositivo, incluindo novo layout e design gráfico dos painéis e atualização/renovação dos conteúdos expositivos. Foi ainda reforçada a acessibilidade física e de conteúdos a pessoas com mobilidade condicionada e outras necessidades especiais. Esta última intervenção foi cofinanciada pelo Turismo de Portugal ao Programa Valorizar, na linha de apoio ao Turismo Acessível.

Instalado no antigo edifício do Mercado Municipal, tirou-se proveito da disposição do espaço em dois pisos para a construção do discurso expositivo, dividido assim entre a Serra e o Vale, dando a conhecer, por exemplo, os tipos de cultura agrícola predominantes, bem como as festividades mais marcantes. A arqueologia passou a ter maior destaque, tendo, na parte inicial do circuito, destaque também a formação deste território classificado como Geoparque Mundial da UNESCO e às primeiras ocupações humanas. Etnografia, arqueologia, geodiversidade e biodiversidade são assim as quatro áreas de conhecimento no Museu, com maior relevância para a parte etnográfica.


Retomada dinâmica “Conversas no Museu”

Com a reabertura do Museu Municipal de Arouca, regressam as “Conversas no Museu”. A primeira, cujo tema é “O papel da fotografia na preservação da memória coletiva”, decorrerá a 15 de maio (sábado), pelas 21h30, e será transmitida online através da página de Facebook do Museu. A ação tem como finalidade refletir sobre o papel da fotografia na preservação da memória coletiva e surge no âmbito da exposição temporária “O Arquivo Fotográfico de Adílio Ferreira da Silva” que marca a cedência deste arquivo ao município.

Os caminhos a percorrer entre o particular e o coletivo na cedência de arquivos pessoais, as motivações e expectativas de quem cede e de quem recebe, os desafios na gestão deste património e o contributo das redes sociais, imprensa local, movimento associativo e arquivos municipais serão alguns tópicos a ter em conta nesta conversa.

Participarão na “Conversa no Museu” inaugural Manuel Valério (projeto “Contributos para o Futuro Arquivo de Arouca”), Óscar Brandão (diretor do jornal “Discurso Directo”), João Martins (Movimento Fotográfico de Arouca) e Norvinda Leite (Arquivo Municipal de Arouca). A tertúlia será moderada pela jornalista arouquense Cátia Cardoso.

A iniciativa integra a comemoração do Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio e que, este ano, tem como tema determinado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Ainda no âmbito da comemoração deste dia, o Museu Municipal de Arouca assinala a Noite dos Museus com abertura em horário noturno, no dia 15 de maio, das 21h00 às 22h30.

As “Conversas no Museu” são espaços de partilha de conhecimento ou de reflexão sobre temas diversificados de cariz identitário ou patrimonialista.

O Museu Municipal de Arouca passará ainda a dispor de novas iniciativas como os Domingos em Família, atividade gratuita promovida no primeiro domingo de cada mês, da parte da tarde e destinada às famílias, e novas dinâmicas nas redes sociais como a “Peça do mês” e a rubrica “Histórias da Terra”, que será dedicada à arqueologia no concelho.

Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement