Parque urbano fluvial transfronterizo de Valença-Tui ya está en estudio

Valença quer avançar com a criação do Parque Urbano Fluvial Transfronteiriço Valença Tui. O projeto foi anunciado, hoje, pela Eurocidade Tui Valença.

Para Manuel Lopes, Presidente da CM Valença e Henrique Cabaleiro, Alcalde de Tui, “Queremos uma ponte porque é uma necessidade, porque os cidadãos mudaram os hábitos e estão a exigir mudanças nos desenhos das cidades. Hoje, querem cidades mais humanizadas, com mais espaço dedicado às pessoas”.
O estudo contempla uma intervenção, em toda a margem do Rio Minho, a poente da cidade, desde a Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo até a uma zona a nascente, em frente à cidade de Tui, na Veiga de Ganfei e a sua ligação a Tui. A área total de intervenção ronda os 250 mil m2 com uma extensão de 5,7 Kms.


Via Pedonal e Ciclável
Uma via verde marginal, sempre junto ao rio, com perfil de parque urbano, ligará o Parque da Senhora da Cabeça ao Parque da Veiga de Ganfei e este ao Paseo Fluvial de Tui. Esta via integrará os já existentes percursos da Ecopista do Rio Minho / Marginal da Senhora da Cabeça, da Ecovia Veigas do Rio Minho, em Valença e do Paseo Fluvial de Tui. Além dos acessos no princípio e no fim do mesmo haverá outras ligações, nomeadamente à Fortaleza e junto à Ponte Metálica Centenária.

Parque da Senhora da Cabeça
Como grandes âncoras a Câmara Municipal pretende materializar o Parque da Senhora da Cabeça, requalificando esta área para usufruto da população e visitantes. Um conjunto de valências de lazer, entretimento e desportivas estão em estudo para potenciar este espaço junto ao rio Minho .

Zona da Veiga de Ganfei
Está prevista a implantação de um espaço de acolhimento, porta de entrada no parque, na parte norte na Zona da Veiga de Ganfei com um conjunto de infraestruturas de apoio.

Nova Ponte no Rio Minho
O projeto em estudo prevê a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, interligando continuamente os percursos de Valença e Tui e ligando os dois centros históricos. Esta será a terceira ponte a ligar as duas cidades. A nova ligação terá um perfil moderna e com materiais leves. A ponte será construída pelos Municípios de Valença e Tui.
Este projeto pretende ser estruturante para o espaço urbano de Valença e Tui e reforçar as condições das múltiplas ligações entre as duas margens da Eurocidade.

Concurso de Ideias
Concluído o estudo a autarquia pretende lançar um concurso de ideias, junto de arquitetos e gabinetes de arquitetura, para a elaboração de um projeto que se quer de referência e âncora para o bem estar dos Valencianos.


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.