Monção ) Segunda estação meteorológica do Concelho instalada em Longos Vales

Inserida no Projeto “Protec/Georisk - Proteção Civil e Gestão de Riscos no Alto Minho”, para a coordenação, gestão e prevenção de riscos na região, através de processos inovadores de monitorização à escala da paisagem, Monção já tem a segunda estação meteorològica.

A freguesia de Longos Vales, dispõe, desde hoje, de uma Estação Meteorológica (EMA), sendo a segunda estrutura do género, com ligação ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ser instalada no concelho de Monção. A primeira situa-se no lugar de Santo Amaro, na freguesia de Ceivães.

Inserida no Projeto “Protec/Georisk - Proteção Civil e Gestão de Riscos no Alto Minho”, a EMA é parte integrante de um projeto geral de coordenação, capacitação, gestão, e prevenção de riscos na região, através de processos inovadores de monitorização à escala da paisagem.

Localizada no Lugar de Guimil, junto ao campo de tiro, a sua operacionalidade contribuirá para o tratamento e organização das bases de dados disponíveis, bem como para a definição e análise dos fatores de risco existentes, ajudando, também, na identificação das vulnerabilidades naturais e no desenho de medidas de prevenção.

Apoiada pelo “Programa Operacional Regional do Norte – Eixo Prioritário III – Prevenção de Riscos Naturais e Tecnológicos”, a nova estrutura possibilitará uma gestão mais capacitada no que respeita à prevenção, proteção e avaliação do risco em questões relacionadas com o meio ambiente.

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.