Braga) Ricardo Rio nomeado Embaixador do Covenant of Mayors para o Clima e Energia

Pacto visa assegurar uma transição climática justa e inclusiva.
Ricardo Rio nomeado Embaixador do Covenant of Mayors para o Clima e Energia.


Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, assume a partir de hoje a responsabilidade de ser um dos Embaixadores do Covenant of Mayors para o Clima e Energia. Este pacto, criado em 2008 e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu (CoR), reúne mais de 10 mil autoridades locais de 61 países empenhadas em alcançar, e até mesmo superar, as metas definidas pela União Europeia em termos de clima e energia.

O Covenant of Mayors, recorrendo a apoio técnico e aconselhamento do CoR, apoia os esforços dos seus signatários para uma transição justa, inclusiva e que respeite todos os cidadãos e os recursos do planeta. Ao mesmo tempo, evidencia o papel crucial dos órgãos de poder local e regional no apoio à concretização das metas definidas pela União Europeia no que diz respeito às alterações climáticas e transição para energias limpas.

“Nestas temáticas, as Cidades devem liderar pelo exemplo, mas sobretudo pelos resultados. Para alcançar os compromissos que adoptamos no Pacto dos Autarcas e ambicionarmos atingir a neutralidade carbónica nas Cidades, devemos dotar-nos de instrumentos de gestão e indicadores que nos permitam perceber o desempenho das nossas políticas e partilhar essas boas-práticas”, afirmou Ricardo Rio durante a reunião online do Covenant of Mayors.

Para o Conselho Político desta iniciativa são nomeados Embaixadores Nacionais, que têm como missão promoverem uma abordagem focada em cada país para a implementação do pacto. O Comité das Regiões Europeu nomeou assim 27 membros - um por Estado-Membro - para se tornarem os representantes nacionais do Pacto dos Autarcas na Europa - sendo Ricardo Rio o representante de Portugal.

Municípios partilham visão de construção de cidades descarbonizadas e resilientes

Nesta função de Embaixador, o Edil Bracarense tem como missão apoiar e reforçar esta iniciativa em Portugal, seguindo uma governação multinível que envolve cooperação com a Comissão Europeia, o Gabinete do Pacto de Autarcas, o CoR e os governos nacionais, locais e regionais. Outros dos objectivos passam por reforçar a representação das cidades a nível nacional através da promoção de actividades específicas de cada país em cooperação com o ´Covenant of Mayors´ e mobilizar outras entidades a aderirem a este movimento.

Esta é também uma oportunidade para melhorar este pacto através da obtenção de feedbacks personalizados dos territórios, reforçando o seu papel na implementação do Pacto Europeu para o Clima.

Ao definir metas ambiciosas de médio e longo-prazo, os Municípios partilham uma visão: a de construir cidades descarbonizadas e resilientes com acesso a energia sustentável, segura e acessível para todos os cidadãos. A iniciativa está alinhada com a ambição da Europa em tornar-se o primeiro continente neutro em carbono, até 2050.


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.