Ricardo Rio participa ) Recuperação pós-pandémica a nível local e regional em debate internacional

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, irá participar num debate sobre o tema da ´Recuperação pós-pandémica a nível local e regional´, no próximo dia 23 de Março, às 10h45, a convite do Grupo PPE do Parlamento Europeu e do PPE do Comité das Regiões.

Neste debate estarão presentes responsáveis de diversas cidades europeias, como Helsínquia, Atenas, Sófia, Madrid, Nice ou Cluj-Napoca, assim como a Comissária Europeia de Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness, e o Comissário responsável pelo Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

Os órgãos de poder local e regional são responsáveis pela aplicação de 70% da legislação da União Europeia. Representam metade do emprego público, um terço da despesa pública e dois terços do investimento público. Quando a Europa foi duramente atingida pela pandemia de COVID-19, os autarcas e os representantes locais e regionais estavam na linha da frente, representando a primeira expressão da solidariedade europeia.
Assim, é essencial uma recuperação europeia com cidades e regiões no seu centro. As políticas previstas no Plano de Recuperação e no próximo Quadro Financeiro Plurianual devem ser aplicadas no nível mais próximo dos cidadãos para maior eficiência, eficácia e responsabilização.

Através da governação a vários níveis, a Europa pode proporcionar uma recuperação que chegue mais rapidamente à economia real e aos cidadãos, contribuindo para o reforço e a consolidação da resiliência social. A pandemia tem e terá um forte impacto na sociedade e economia nos territórios da Europa.
Nos momentos de crise, voltamo-nos para o nível de governação em que mais confiamos e que está mais próximo das pessoas: esse nível pode resolver problemas locais com soluções europeias. As cidades e as regiões estão empenhadas em superar os desafios comuns.

O debate, que pode ser seguido digitalmente no Facebook (www.facebook.com/EPPGroupCoR/) ou no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=CqHpZevehhY), contará com a intervenção na abertura de Antonio López-Istúriz, secretário-geral do PPE, de Olgierd Geblewicz, presidente do Grupo do PPE-CR, de Apostolos Tzitzikostas, Presidente do Comité das Regiões Europeu e de Rui Rio, Presidente do Partido Social Democrata.
Segue-se um painel sobre os desafios e oportunidades das regiões e cidades que estão a implementar o Plano de Recuperação com a participação de Johannes Hahn, Comissário responsável pelo Orçamento e Administração, Siegfried Mureşan, Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, Johanna Mikl-Leitner, presidente da Baixa Áustria e Kostas Bakoyannis, presidente da Câmara de Atenas.

Ricardo Rio participará no painel dedicado ao tema da construção de uma economia local e regional verde, resiliente e digital, juntamente com Mairead McGuinness, Comissária de Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Emil Boc, presidente da Câmara de Cluj-Napoca e Agnès Rampal, vice-presidente de Nice.
O evento termina com os contributos de Antonio López-Istúriz, Secretário-Geral do PPE, Isabel Diaz Ayuso, Presidente da Região de Madrid, Yordanka Fandakova, presidente da Câmara de Sofia e Olgierd Geblewicz, presidente do PPE-CR.





No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.