Municipio de Braga ayuda en la lucha contra la avispilla del castaño

Este ano estão previstas quatro acções de luta biológica.
Município de Braga apoia produtores no combate à ‘Vespa das galhas do castanheiro’

O Município de Braga continua a apoiar técnica e financeiramente os produtores no combate à ‘Vespa das galhas do castanheiro’, uma praga que tem afectado a produção de castanha e que está perto de estar controlada a nível nacional. Para este ano, no Concelho de Braga estão previstas mais quatro largadas do insecto parasitóide específico (Torymus Sinensis), a forma de luta biológica contra esta praga.
As acções vão ser realizadas em Gondizalves, Tebosa e em duas explorações agrícolas na freguesia de Palmeira, locais onde já foram efectuadas as respectivas visitas técnicas pela comissão técnica local e validados os requisitos de infestação definidos pela Direcção Regional de Agricultura do Norte.
“Trata-se de uma praga agressiva e, perante os conhecimentos técnicos, o tratamento químico é ineficaz e tem um impacto negativo no ambiente. A luta biológica apresenta-se como o meio mais eficaz com a realização de largadas sucessivas de populações do himenóptero ‘Torymus Sinensis’, que é o parasitóide das larvas da vespa da galha do castanheiro”, explica Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga.

Leia mais em: https://bit.ly/3a0KrTY