Restrições no contexto do confinamento obrigatório no Concelho de Braga
0
Comentarios
Tendo em conta a entrada em vigor de um novo confinamento no País e as normas constantes no decreto-lei governamental, entende o Município de Braga dar nota pública dos reflexos aplicáveis ao Universo Municipal.
Serviços e equipamentos municipais que estarão encerrados ao público:
Equipamentos de natureza desportiva e económica:













O Balcão Único do Município de Braga e os Espaços do Cidadão, instalados em diversas Juntas de Freguesia do Concelho manterão o atendimento ao público preferencialmente por via telefónica (253616060), ou por via electrónica balcaounico.cm-braga.pt, sendo que o atendimento presencial carece de marcação prévia.
É suspensa toda a actividade das Feiras e Mercados não alimentares, incluindo a feira semanal, feira de grossistas, bem como a feira que se realiza junto ao Estádio Municipal, às quintas-feiras e Sábados.
O Mercado Municipal de Braga manter-se-á aberto e em funcionamento, com excepção das lojas exteriores do mercado.
O Município de Braga e a InvestBraga voltam a disponibilizar para alojamento gratuito de profissionais da área da Saúde. A medida visa apoiar os profissionais no activo, que estejam na primeira linha de combate à Covid-19 e que não possam regressar a casa, sob pena de contágio a familiares.
O
Centro de Juventude de Braga - Pousada de Juventude
, localizado na Rua de Santa Margarida, vai disponibilizar gratuitamente 26 quartos para este efeito. Os profissionais da área da Saúde que desejem usufruir deste apoio disponibilizado devem contactar o Centro de Juventude de Braga através do endereço electrónico cjb@investbraga.com ou pelo telefone 253 148 682.O
Altice Forum Braga
encontrar-se-á encerrado ao público (excepto dia 17 de Janeiro de 2021, para realização de acto eleitoral para a eleição do Presidente da República por votação antecipada). Este espaço transmitirá online os eventos previstos.O Cemitério Municipal de Braga encontrar-se-á encerrado ao público excepto para realização de funerais (com limitação de 20 pessoas por cerimónia). A secretaria do cemitério municipal funcionará com atendimento por marcação prévia (253 262535).
Equipamentos de natureza cultural encerrados ao público:







Human Power Hub Braga
;

Qualifica Braga
(atendimento por marcação prévia – 253273554 ou munbraga@centroqualifica.gov.pt).Os
TUB - Transportes Urbanos de Braga
manterão a oferta actualmente em vigor aos dias de semana. Aos Sábados o serviço de transporte sofrerá uma redução a partir das 13H00. A partir dessa hora estarão em funcionamento as linhas 2 / 07 / 18 / 40 / 41 / 45 / 58 / 66 / 73 / 74 / 83 / 87 / 89 / 90 / 91 / 95 (metade da frequência todo dia) / 96 (metade da frequência todo dia) / 900 / 943. Aos Domingos e feriados o serviço de transporte reduz a partir das 13H00. A partir dessa hora somente as linhas 2 / 07 / 18 / 40 / 41 / 45 / 58 / 66 / 73 / 74 / 83 / 87 / 89 / 90 / 91 / 95 (metade da frequência todo dia) / 96 (metade da frequência todo dia) / 900 / 943. Todas as informações em https://www.tub.pt/percursosNas áreas de actuação da
AGERE
, todos os serviços, nomeadamente os de recolha e limpeza urbana mantém-se inalterados, sendo que os serviços de atendimento ao público funcionarão apenas por marcação prévia, que pode ser efectuada através do portal agendamentos.agere.pt ou através dos números 808205000 ou 253205000.----------------------------
Restrições no contexto do confinamento obrigatório na área do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar
No âmbito do novo confinamento previsto no decreto-lei governamental, o Município de Braga entende dar nota pública dos reflexos aplicáveis às actividades do pelouro do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar.

As instalações desportivas apenas estarão acessíveis para as seguintes atividades:
a. atividades curriculares das escolas;
b. atletas ou equipas que se encontrem na 1ª divisão nacional ou equivalente;
c. atletas que se encontram no percurso de alta competição ou que integrem seleções nacionais.

A actividade presencial dos programas desportivos municipais está suspensa. Mantêm-se via digital os programas BragaActiva, PULSAR e Programa de Combate à Obesidade.

A Loja da Juventude estará encerrada. O atendimento poderá ser feito através dos meios digitais.

Aeródromo encerrado à excepção de voos humanitários, de Estado, Protecção Civil, MEDEVAC, Busca e Salvamento. Poderão ainda ser autorizados outros voos de caracter excepcional.

O Centro de Apoio à Saúde Oral – Braga a Sorrir mantém a sua actividade







------------------------
O Município de Braga disponibiliza uma linha telefónica gratuita de apoio a cidadãos com mais de 60 anos em isolamento ou em situação vulnerável, que necessitem de ajuda para a realização de tarefas como a compra de medicamentos urgentes e bens alimentares de primeira necessidade.
Ao ligar o número 800 210 094 (chamada gratuita) são identificadas as necessidades e as compras de supermercado e/ou farmácia serão depois entregues em casa do munícipe.
Esta linha telefónica gratuita irá funcionar de Segunda a Sexta-feira, das 09h00 às 17h00.
Este é um serviço de proximidade direccionado para uma faixa da população que possui um risco elevado de infecção pelo novo coronavírus e que, por isso, deve permanecer em sua casa para evitar o contágio.
Este é um serviço que conta com a colaboração de todas as Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho.
------------------------------
Devido ao prolongamento do Estado de Emergência e às mais recentes medidas de combate à pandemia anunciadas ontem pelo Governo, serão cancelados os concertos da Orquestra Filarmónica de Braga (agendado para 31 de Janeiro no Altice Forum Braga) e o “Concerto de Ano Novo” pela Sinfonietta de Braga (agendado para 15 de Janeiro no Centro de Juventude de Braga).
Ambos os concertos serão remarcados em data a anunciar.
----------------------
«
Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga
dão apoio importante no combate à propagação da pandemia»Os Bombeiros Sapadores de Braga têm sido um importante apoio no combate à propagação da Covid-19 através da desinfecção de vários edifícios de IPSS’s do Concelho e de equipamentos municipais. Ao longo do ano transacto, foram desinfectados mais de 5 mil m2 em intervenções que envolveram cerca de uma centena de operacionais.
No total foram perto de 30 intervenções de desinfecção em edifícios de lares, centros de dia, infantários, pavilhões desportivos, entre outros equipamentos públicos e particulares, com o objectivo de salvaguardar a segurança dos utentes das instituições onde se tinha verificado casos positivos de Covid-19.
Segundo Altino Bessa, vereador da Protecção Civil, “os Bombeiros Sapadores de Braga foram a primeira corporação de Sapadores a efectuar este tipo trabalho e desde o início da pandemia que estiveram na linha da frente no combate à sua propagação. Este é um trabalho importantíssimo no apoio à comunidade e é uma forma de proteger os utentes e funcionários das IPSS’s, mas também os cidadãos em geral”, refere o responsável, deixando uma palavra de reconhecimento a todos os profissionais pelo trabalho efectuado.
Publicar un comentario