Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

BRAGA) 2021 : Protecção Civil Municipal empenhada no combate à pandemia

O Município de Braga, através da Divisão de Protecção Civil, tem estado empenhada no combate à pandemia COVID-19, assegurando a articulação entre as várias entidades, nomeadamente no trabalho directo e próximo com o Agrupamento de Centros de Saúde, Unidade de Saúde Pública, com os vários Agentes de Protecção Civil (Bombeiros, Policia de Segurança Pública, Policia Municipal e Guarda Nacional Republicana) e com a Cruz Vermelha Portuguesa.

No âmbito da Comissão Municipal de Protecção Civil, foi formada a Subcomissão de Saúde, (constituída pela Protecção Civil Municipal, Autoridade de Saúde, Agrupamento de Centros de Saúde, Segurança Social e Hospital de Braga), como unidade central de coordenação, planeamento e definição de acções mitigadoras sempre que necessário.
Neste âmbito, foram realizadas até ao momento 70 reuniões entre a subcomissão e representantes de instituições de solidariedade social e entidades privadas sempre que se verificaram casos positivos de covid-19. Esta articulação possibilitou a adopção de medidas de contenção e controle, desde a definição de alas de isolamento até acções de desinfecção - estas em colaboração com a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga -, numa óptica de entreajuda e suporte aos colaboradores e utentes das instituições sujeitos também a grande pressão e esforço no combate à pandemia.

Uma das áreas de maior preocupação desde o início da pandemia foram as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (Lares de Idosos). Neste campo, foram constituídas brigadas multidisciplinares entre a Protecção Civil, Saúde e Segurança Social, as quais têm como principal objectivo a realização de visitas de acompanhamento e aconselhamento a estas estruturas, nomeadamente no que respeita aos respectivos Planos de Contingência, tendo sido realizadas até ao momento 60 visitas.

Outra das preocupações prende-se com os Equipamentos de Protecção Individual, tendo a Divisão de Protecção Civil a incumbência de assegurar que os Agentes de Protecção Civil, em função das suas necessidades, tivessem também esta garantia de apoio por forma a poderem desempenhar as suas funções em segurança.
De entre os vários tipos de equipamento, o Município de Braga adquiriu até ao momento 53.256 equipamentos, tendo procedido à entrega de 33.013 entre a Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Braga, Cruz Vermelha Portuguesa e Policia Municipal.



Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement