En portada / Na capa_$type=slider$count=6$rm=0$show=home

Contracapa / Contraportada_$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home

"rías baixas tribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

A.COSTA) El análisis semanal a la actualidad del Sporting de Braga

  O SÍTIO DOS GVERREIROS António Costa PRIMEIRO TRIUNFO CENTENÁRIO O estádio da Pedreira recebeu o primeiro jogo da jornada treze, depois do...

 O SÍTIO DOS GVERREIROS

António Costa

PRIMEIRO TRIUNFO CENTENÁRIO


O estádio da Pedreira recebeu o primeiro jogo da jornada treze, depois do adiamento do jogo da Choupana, reduto do Nacional. O encontro, frente ao Marítimo, disputou-se tardiamente, às vinte e uma horas, o que fez descer ainda mais a temperatura, que mais parecia adequada à conservação da nova vacina da COVID 19.

No relvado surgiu um SC Braga vindo de uma derrota, em Alvalade, e um Marítimo na sua melhor fase da época, que coincide com o reinado de Milton Mendes como treinador principal. Curiosamente os dois treinadores, bracarense e maritimista, jogaram juntos em Espinho na década de noventa, de onde ficou uma amizade bem visível na análise conjunta feita na flash interview, depois do jogo. Uma coisa raramente vista em Portugal, mas o caminho do futebol também pode (diria até que deve) incluir estes momentos diferenciados e pouco usuais de convívio são, fora do embate desportivo. Parabéns aos dois técnicos pelo exemplo dado. 

Em relação ao jogo, fica para os registos o primeiro triunfo centenário bracarense por 2-1, uma vez que este ano se celebram oficialmente os 100 anos de nascimento do SC Braga. Não vou entrar aqui em polémicas sobre a real data de fundação do clube, ainda que no futuro esse debate, sobre o nascimento do clube, possa ocorrer, se existirem dados e documentos que o justifiquem. A minha posição, no sentido de considerar a data oficial, é amplamente conhecida e vai no sentido de comemorar o centenário em 2021, uma vez que “foi a vinte e um, a dezanove do um, que eu te vi nascer…”.

Como nota negativa do jogo fica o registo da ausência de Paulinho por problemas físicos, e mesmo mentalmente acredito que o atleta se sinta afetado, depois da obscena campanha da comunicação social que insiste em fantasiar transferências, indiferente aos prejuízos que possam causar no jogador e no clube que ele representa. Espero que a aproximação da final four da Taça da Liga não traga nova vaga de notícias falsas, que por vezes roçam a demência, e que a tranquilidade possa regressar a Braga. Como dados positivos, além da vitória conseguida, ficam os regressos de Bruno Viana e David Carmo, que foram vítimas da COVID 19, tal como Fransérgio, em primeiro lugar, assim como Tormena e Castro, que deverão regressar em breve. Os dois atletas regressados foram utilizados no jogo, ainda que fosse evidente a baixa condição física que a paragem implicou.

O acompanhamento do jogo, no pré e pós-jogo na NEXT, tem-me permitido ver ao vivo os últimos jogos e o aspeto das bancadas vazias é desolador. Os adeptos fazem falta nos estádios, mas o seu regresso parece agora mais distante devido à irresponsabilidade observada nas festas natalícias, cujos convívios, familiares e não só, contribuíram para a propagação do vírus que mudou o mundo para números preocupantes. Na minha opinião, fez mal o governo português aliviar as restrições no período de Natal, pois é evidente que os portugueses cumprem as regras que lhes são impostas, mas quando há flexibilidade e brandura os abusos são imediatos. A tudo isto acresce o ritmo lento da vacinação, quando a reação deveria ser célere no combate global à pandemia. Agora, bem à maneira portuguesa, as medidas vão endurecer, com efeitos nefastos para a economia e para a sociedade em geral. Tudo isto porque as festas natalícias pareciam imprescindíveis e o governo cedeu a essa ideia, mas agora são motivo de arrependimento, pois pioraram consideravelmente a situação pandémica do país. Veremos como evolui a situação a breve prazo, mas não auguro nada de bom. Cumprir as regras básicas e evitar ajuntamentos não é assim tão complicado e isso seria uma ajuda considerável na melhoria da situação atual.

Faço votos para que a situação pandémica no país melhore rapidamente e que o processo de vacinação seja acelerado, a bem da saúde pública.

El profesor Costa


En el acreditado portal deportivo en Internet, ZeroZero, cada semana escribe el profesor António Costa, socio y adepto contra viento y marea del Sporting Clube de Braga, además de un magnífico profesor de enseñanzas medias, personaje culto y afable, al que  mucho apreciamos desde hace ya casi tres lustros. Como antaño en "O Minho Desportivo" y en "Record", leemos a nuestro António Costa cada semana en ZeroZero, donde muestra su indudable amor al Braga, manifestado al lado de razonamientos sensatos y no exentos de lógica y bases fundadas. Tomamos buena nota de lo que dice y, con la debida venia, posteriormente, hacemos presentes sus apontamentos en el apartado de Ocio / Deportes / Sporting de Braga de RBT.

 

Comments

RÍAS BAIXAS TRIBUNA es una web de información, análisis, divulgación y crítica, contemplada en un planteamiento totalmente ajeno a lo comercial. El autor de RÍAS BAIXAS TRIBUNA no contrata publicidad alguna, ni tampoco recibe dinero alguno por la labor que realiza, lo que resulta suficientemente explicado en notas a pié de página de este site.
Salvo aquellos en donde hay referencia a sus autores o cita expresa con la firma de los mismos, todos los trabajos publicados en la web corresponden a la autoría directa del autor-director-editor de este site, o bien a hacerse eco -en todo o en parte- de informaciones, ideas, opiniones, imágenes y notas de prensa emitidas por terceros.
Sea como fuere : las opiniones vertidas en RÍAS BAIXAS TRIBUNA son de exclusiva responsabilidad de quienes las emiten y no representan, necesariamente, el pensamiento de esta publicación, por lo que el autor de esta web no se hace responsable -salvo aquellas que le son propias- de las ideas, datos, imágenes y opiniones de otros aquí reflejadas.
Nombre

-A EURORREGIÂO,285,-CORTOS Y DIRECTOS,27,-EL OCIO-TURISMO,70,-FRONTERAS,96,-LA CULTURA,69,-LA EURORREGIÓN,266,-LA VIDA,248,-Las Cosas de la Vida,2,-LAS OPINIONES,88,-LAS PERSONAS,94,-LOS DEPORTES,262,-m,1,-MAIS PORTUGAL,115,-MÁS ESPAÑA,76,-Ocio/Deportes/Espectáculos,1,-PORTADA,190,-PORTADA),468,-Y ADEMÁS...,266,+ GALICIA,1,1-EURORREGIÓN,330,10-OCIO-ESPECTACULOS,35,11-PORTUGAL TAMBIÉN,89,12-ESPAÑA TAMBIÉN,42,13-MÁS DE PORTADA,8,2-GALICIA,108,3-PORTUGAL,41,4-LAS COSAS DE LA VIDA,251,5 ASUNTOS DE PORTADA EN RÍAS BAIXAS TRIBUNA,470,5-OPINIÓN,82,6-OCIO-DEPORTES-ESPECTÁCULOS,157,7-MÁS EURORREGIÓN,151,8-EL ÚLTIMO PARTE,48,CAJÓN DE SASTRE,283,CLAVE INFORMATIVA,97,CORONAVIRUS,74,CORTOS Y LARGOS,13,CUADERNO FINAL,81,CULTURA Y ESPECTÁCULOS,19,CULTURA-SOCIEDAD-MEDIA,51,DEPORTES,311,EL ÚLTIMO PARTE,73,ESPAÑA,293,ESTAS TIERRAS Y ESTAS GENTES,12,EURORREGIÂO,16,EURORREGIÓN,35,EURORREXIÓN,39,FERROCARRIL,297,GALICIA,1122,GALICIA SUR,127,GRANDE REPORTAGEM,16,INTERNACIONAL,73,LA MIRILLA,59,LAS COSAS DE LA VIDA,583,LOS DEPORTES,16,MAIS PORTUGAL,23,MÁS ESPAÑA,8,MÁS GALICIA,186,MASS-MEDIA,508,Medios de Comunicación,10,OCIO,172,OCIO-ESPECTÁCULOS,149,OCIO-TURISMO,218,OPINION,123,OTRA PORTADA,10,PIE DE FOTO,23,PONTEVEDRA,188,PORTADA,39,PORTUGAL,570,PORTUGAL NORTE,67,PRIMER CUADERNO,84,PROVINCIA,614,PUNTOS DE VISTA,16,REPORTAJES,2,REPORTAJES-ARTÍCULOS,43,RETRATOS,88,SPORTING DE BRAGA,174,TAUROMAQUIA,151,VIGO,282,
ltr
item
RÍAS BAIXAS TRIBUNA: A.COSTA) El análisis semanal a la actualidad del Sporting de Braga
A.COSTA) El análisis semanal a la actualidad del Sporting de Braga
https://1.bp.blogspot.com/-bRmvqX_wO7M/X4XBJ0MU9eI/AAAAAAAAzQM/SPAsc_SsEl0a8IwxE4aI13t55SkTR7c_ACLcBGAsYHQ/s0/Captura%2Bde%2Bpantalla%2B2020-10-13%2Ba%2Blas%2B16.00.23.png
https://1.bp.blogspot.com/-bRmvqX_wO7M/X4XBJ0MU9eI/AAAAAAAAzQM/SPAsc_SsEl0a8IwxE4aI13t55SkTR7c_ACLcBGAsYHQ/s72-c/Captura%2Bde%2Bpantalla%2B2020-10-13%2Ba%2Blas%2B16.00.23.png
RÍAS BAIXAS TRIBUNA
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/01/acosta-el-analisis-semanal-la.html
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/
https://www.riasbaixastribuna.com/2021/01/acosta-el-analisis-semanal-la.html
true
1496149115088572514
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content