Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

La Covid arrincona el programa de la Navidad de Braga


Navidad de aquella manera, tal y como están las cosas. Los municipios poco pueden organizar en cuanto a espectáculos y animaciones propias de la época. Todo condicionado, adaptado, reformulado... Veamos cómo afrontan en Braga estos días de la Navidad.

O Município de Braga foi obrigado a cancelar todas as actividades de animação de rua inseridas na programação do ‘Braga é Natal’, inclusivé aquelas que, apesar das limitações impostas pelas autoridades de Saúde e de protecção civil por força da pandemia Covid- 19, estavam marcadas para os dias 13 e entre 19 e 23 deste mês de Dezembro. 

Assim, a programação natalícia foi adaptada às circunstâncias, deixando as ruas e funcionando sobretudo ‘online’, com transmissões nas páginas Facebook do Município de Braga e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, nomeadamente leituras interpretadas, conversas com autores, música tradicional, concertos de Natal, cinema e poesia. 

Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, lamenta que, se “em cada recanto do nosso concelho, o Natal costuma fazer-se sentir no mais íntimo e generoso intento de fraternidade”, desta vez é “imperativo que seja diferente”. Apesar de “limitados e condicionados”, a vereadora exprime o desejo de que “o Natal vai acontecer no calendário e na vida de cada um de nós”. 

A programação online disponibilizada pelo Município decorre até 26 de Dezembro. Através do canal facebook da Câmara Muncipal é possível assistir a momentos de poesia pela Nova Comédia Bracarense, Duarte Luz e Grupo de Poesia da Universidade do Minho; aos concertos de Natal do Grupo Folclórico da Universidade do Minho e Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho e Grupo Coro Académico da Universidade do Minho; Tempo de autor, com António Mota; e aos Contos Sobrepostos, pelo Grupo de Teatro Planalto- Sobreposta. O calendário desta programação está disponível no sítio internet do Município de Braga. 

Apesar de tudo, há momentos de ‘Braga é Natal’ ao vivo, como o espectáculo que o grupo Origem Tradicional dá esta noite de sexta-feira no Altice Forum Braga. Trata-se do concerto de lançamento do novo álbum ‘Natal Tradicional’, uma volta a Portugal em músicas tradicionais desta quadra, com tempo para um conto tradicional de Natal e uma canção de homenagem ao fundador do grupo, Casimiro Pereira. 

Já a Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’ de Braga lançam por estes dias um novo tema natalício, completando o ciclo festivo das suas intervenções folclóricas depois da Festa de S. João e do Bailar à Senhora. A nova composição foi criada por José Machado, harmonizado pelo maestro António Costa Gomes, com arranjos do músico Daniel Pereira Cristo, a partir de uma letra de Gil Vicente: as três estrofes da dança e do canto do fim do Auto dos Reis Magos. Lo Parió é o título da nova cantiga.

(In "Correio do Minho")

(In "Correio do Minho"



Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement