Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

"El Temporal en Madeira y la inoperancia del sistemas de avisos meteorológicos"

Fue una jornada muy dura la de este 25 de diciembre en la isla de Madeira, especialmente en su zona Norte, con inundaciones, desprendimientos de tierra... Los del popular, aficionado y desinteresado servicio meteorológico "Meteo-Tras-Os-Montes", del que os hemos hablado muchas veces, una web en facebook cada vez más seguida en Portugal, analizaron la jornada de ayer en Madeira y llegaron a estas conclusiones...

TEMPORAL NA MADEIRA E A INOPERÂNCIA 
DO SISTEMA DE AVISOS METEOROLÓGICOS

Por fim temos os dados totais do dia de ontem na região autónoma da Madeira e são impressionantes, caíram mais de 220 litros por m2 em Porto Moniz e este valor não inclui a precipitação já caída nos dias 24 e 26; não restam quaisquer dúvidas, o aviso amarelo foi muitíssimo escasso face à quantidade de precipitação registada.

Cabe ressalvar que é perfeitamente aceitável que o aviso inicial fosse apenas de nivel amarelo; o que não é aceitável é que com base aos dados de observação das estações e de radar, o aviso não tenha sido atualizado na manhã de dia 25 para nível superior, que implicaria um alerta à Proteção Civil e as populações, a justificação dada pelo Observatório do Funchal não tem qualquer fundamento e revelou total incapacidade para lidar com a situação.

Hoje em dia dispõem de radar meteorológico, que lhes permite em nowcasting saber o que se passa ao minuto em qualquer ponto da ilha, um esforço que foi feito por todos nós e que tem de ser rentabilizado em prol da segurança das populações.

Foi apenas mais um caso de falhanço inacreditável por parte do IPMA, que revelou uma vez mais as fragilidades de um sistema de avisos que não funciona e longe da realidade, ainda mais gritante aqui no Continente, baseado num mapa distrital com avisos como os de temperatura que são baseados nas estações meteorológicas das capitais de distrito, que obviamente não refletem a realidade de uma unidade territorial tão vasta e tão diversa climaticamente.



Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement