Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

De Atenas a Atenas. Elogio y recuerdo de la trayectoria europea del Sporting de Braga

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno. Es de agradecer el interés que muestras por esta opción...

En el acreditado portal deportivo en Internet, ZeroZero, cada semana escribe el profesor António Costa, socio y adepto contra viento y marea del Sporting Clube de Braga, además de un magnífico profesor de enseñanzas medias, personaje culto y afable, al que  mucho apreciamos desde hace ya casi tres lustros. Como antaño en "O Minho Desportivo" y en "Record", leemos a nuestro António Costa cada semana en ZeroZero, donde muestra su indudable amor al Braga, manifestado al lado de razonamientos sensatos y no exentos de lógica y bases fundadas. Tomamos buena nota de lo que dice y, con la debida venia, posteriormente, hacemos presentes sus apontamentos en el apartado de Deportes / Sporting de Braga, de RBT.

O SÍTIO DOS GVERREIROS
António Costa

De Atenas até Atenas


"O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião do zerozero.pt, de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.


A jornada europeia do SC Braga foi jogada na última quinta-feira em Atenas, precisamente no local onde o clube se estreara em jogos das competições europeias, na extinta Taça das Taças, há 54 anos, frente ao mesmo AEK. Assim, depois de ter vencido com brilhantismo a Taça de Portugal em 1966, o sorteio ditou a estreia nas competições da UEFA frente aos gregos do AEK, num estádio que já não existe, tendo os bracarenses vencido por 1-0 na Grécia, com um golo de Luciano Marques. Na segunda mão, a vitória sorria novamente, desta feita por 3-2, graças aos golos de Perrichon, que marcou por duas vezes, e Mário, que marcara o primeiro tento.

A volta completa, de trezentos e sessenta graus, aconteceu na quinta-feira e o SC Braga voltou a ser feliz frente ao AEK, ao vencer por 4-2, graças aos golos de Tormena, Esgaio, Ricardo Horta e Galeno, depois de já ter vencido em Braga por claros 3-0. O Homem do Jogo foi Galeno, que fez uma exibição notável, a ponto de figurar na equipa da jornada da UEFA. Justamente, diga-se, na minha opinião. 

O SC Braga participou, ao longo da sua história, em quatro competições europeias diferentes, a saber: Taça das Taças; Taça UEFA/Liga Europa; Liga dos Campeões, onde participou em duas fases de grupos; Taça Intertoto, que venceu na única vez que participou. No total de jogos, o SC Braga disputou até ao momento 148 partidas e tem garantida, pelo menos, a marca de 151, uma vez que ainda irá receber o Zorya e disputará, no mínimo, uma eliminatória, pois o apuramento merecido já foi conquistado na bela capital grega. Alguns dos dados aqui apresentados foram consultados no mural de Facebook do ilustre braguista João Miguel Fernandes.

A grande mancha de participação em jogos da UEFA é claramente neste milénio, onde aquela equipa que outrora era esmagada pelo Tottenham, em casa e fora, deu lugar a outra mais madura e crescida desportivamente, que luta diversas vezes pelos apuramentos e por chegar o mais longe possível. O percurso mais brilhante ocorreu em 2010/2011, sob o comando de Domingos Paciência, culminando na final de Dublin, frente ao Porto, perdida por um golo em fora de jogo de Falcao, que hoje o VAR corrigiria certamente. O outro momento marcante foi a conquista da Taça Intertoto, com Jorge Jesus ao leme, naquele que é até hoje o único título europeu deste treinador.

Foi, assim, feita uma curta viagem de Atenas até Atenas, passando por outros locais importantes, como Sevilha, que valeu a primeira participação numa fase de grupos da Liga dos Campeões; Udine, que depois de uma viagem louca de autocarro e um jogo impróprio para cardíacos valeu a segunda entrada na mais importante prova da UEFA; ou Dublin, onde um sonho de vencer não passou disso mesmo.

De regresso à liga portuguesa, espero que a equipa faça um jogo sério e competente, que a leve ao triunfo no Jamor frente à B SAD (longe vão os tempos em que se falava do Belenenses), de modo a manter a posição cimeira e, sobretudo, a conquistar três pontos muito importantes, porque se referem ao próximo jogo.

Finalmente, uma palavra para dar os meus parabéns, (ainda que atrasados) ao treinador Carlos Carvalhal, pelo recente aniversário e fazendo votos para que os sucessos da equipa sob a sua égide continuem. Muitas felicidades, Mister.

Galeno, que fez na quinta-feira uma exibição notável ( Foto : SC Braga



Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement