Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Carta-balance del presidente Salvador a todos los adeptos del S.C.Braga

Bom dia, Gverreiros!

Esperança e crença. Estas são as duas palavras que queremos esculpir nos desejos para o ano do nosso Centenário. Esperança no regresso à normalidade, não só no futebol, mas acima de tudo, no Mundo; Crença num SC Braga ainda mais forte, ainda mais capaz, ainda mais preparado para enfrentar todas as adversidades. Um SC Braga que continuará a honrar a sua história, mas que terá sempre os olhos postos no futuro.

Aproveitamos a última Newsletter de 2020 para fazermos um sucinto balanço do que foi o nosso percurso neste ano marcado pela pandemia. A Covid-19 colocou-nos e continua a colocar à prova e, por isso, tivemos de enfrentar vários obstáculos. Com coragem e determinação; com o contributo absolutamente fundamental de todos os nossos funcionários e colaboradores; e ainda com a força e apoio de todos os nossos sócios e adeptos, conseguimos ultrapassar as contrariedades, alcançando o final de mais um ano civil com motivos de orgulho.

No futebol conquistamos a Taça da Liga em pleno Estádio Municipal, algo ambicionado por todos nós, pela cidade e pela região. No campeonato garantimos o 3º lugar e o merecido acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, competição na qual já construímos um legado, fruto da nossa presença contínua em grandes palcos. Aliás, difícil não é chegar à Europa de vez em quando; difícil é, todos os anos, assumir o objetivo de lá chegar e permanentemente alcançá-lo! É um grande desafio, admitimos. Mas é a única forma que sabemos e queremos trabalhar neste Clube.

Para esta temporada, contratamos um treinador que encaixa perfeitamente na filosofia do SC Braga. Ambicioso, focado, apaixonado pelo Clube e pela cidade, o mister Carlos Carvalhal está a fazer um trabalho de grande importância neste contexto de constante crescimento que todos desejamos para o SC Braga. Contruímos um grupo extremamente unido, solidário, capaz de enfrentar todas as tempestades com a coragem e a determinação de autênticos Gverreiros. Os resultados falam por si: estamos em todas as frentes e ambição é algo que está bem presente neste grupo de trabalho. Aliás, a exibição com o Boavista, após uma semana atípica, não deixa margem para equívocos: ganhar, jogo a jogo, sempre!

Para além de tudo isto, a nossa formação é já uma referência na potencialização de jovens atletas. Criada há 3 anos, a 1ª fase da Cidade Desportiva do SC Braga já se apresenta como um centro de excelência na formação de jovens atletas em Portugal e nela nascem verdadeiros talentos do futebol nacional e internacional, como são os casos de Trincão, David Carmo e Francisco Moura (todos campeões da Europa de sub-19), de Rodrigo Gomes e de Bruno Rodrigues, que com 17 e 19 anos, respetivamente, já se estrearam na equipa principal do SC Braga e de tantos e tantos outros jovens com enorme potencial, que se encontram na linha da frente para a promoção aos sub-23, equipa B e plantel principal. Neste contexto, o nosso futuro está assegurado!

E mais assegurados ficarão os tempos vindouros no momento em que as obras da 2ª fase da Cidade Desportiva – iniciadas em julho deste ano - estiverem concluídas (finais de 2021). Num período marcado por todas as adversidades supracitadas, o SC Braga voltou a mostrar a força e organização da sua estrutura, ao investir cerca de 20 milhões de euros numa obra que terá importância capital para o crescimento do Clube, tanto no que diz respeito ao futebol profissional como a todas as modalidades. Foi preciso coragem, mas acima de tudo houve um importante trabalho de base, feito ao longo da última década, o qual permitiu ao Clube manter a sustentabilidade necessária para avançar com uma obra desta importância e magnitude.

No Futebol Feminino, conseguimos qualificar-nos para as finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal - duas metas que a formação liderada por Miguel Santos atingiu com grande categoria. As campeãs nacionais em título vão disputar, agora, os dois troféus no início do novo ano, a 6 de janeiro a Taça da Liga e a 13 de janeiro a Taça de Portugal, ambas frente ao Benfica. Boa sorte, Gverreiras!

O SC Braga orgulha-se de ser também um clube eclético e que aposta efetivamente nas suas modalidades. 2020 será, nesta área específica, mais um ano para recordar. Sagramo-nos bicampeões do mundo de Futebol de Praia em Moscovo, um triunfo que nos permitiu continuar como líderes do Ranking Mundial. Já o nosso Futsal terminou o ano em grande, ao apurar-se para a final da Taça de Portugal, que se realizará hoje, pelas 21h15, em Matosinhos. Boa sorte, Gverreiros!

Os nossos atletas das modalidades amadoras conquistaram feitos de enorme relevância, tanto a nível nacional como internacional. Poucas palavras encontramos para descrever os recordes de Mariana Machado e o título nacional absoluto nos 3000 metros, tudo isto com apenas 20 anos! Nos desportos de combate foram muitas as medalhas conquistadas, destacando-se a última de todas: a de Ouro, de Júlio Ferreira, no Europeu de Taekwondo de Pesos Olímpicos.

Sublinhamos, desde já, um dos nossos maiores desejos para 2021: que os nossos atletas que batalham por um lugar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Mariana Machado, José Paulo Lopes, Júlio Ferreira, Joana Cunha, Patrícia Esparteiro e Abílio Gonçalves) consigam o apuramento e que se juntem a Tamila Holub e José Carlos Macedo nas mais prestigiadas competições internacionais do Mundo.

São de destacar, ainda, os fantásticos resultados financeiros do SC Braga em 2020: tanto no Clube como na SAD obtivemos os maiores resultados da nossa história! Estes números assumem maior relevo face ao contexto epidemiológico vivenciado, o qual levou à interrupção das competições desportivas e gerou grande incerteza no mercado e na indústria do futebol. Mais uma vez, estes números só foram possíveis graças a uma cuidada e rigorosa gestão, a qual resistiu, estoicamente, a um ano ímpar na história da nossa sociedade.

Apesar de todas as dificuldades, de todas as contingências que o vírus provocou, o SC Braga mostrou estar preparado e estruturado para enfrentar as adversidades, não descurando, ao mesmo tempo, o seu papel social junto da comunidade. Entendemos, desde cedo, que esta pandemia só seria ultrapassada com o contributo de todos, sem exceção. Por isso, fomos lestos na procura de soluções que ajudassem, no imediato, a comunidade bracarense. São disso exemplos a doação de material hospitalar, a construção de duas salas ortopédicas no Hospital de Braga e o apoio financeiro ao comércio local ao longo do mês de dezembro.

A ausência dos nossos adeptos, da nossa alma, do nosso coração, tem sido exponencialmente dolorosa e dura há demasiado tempo. Por isso, o desejo para 2021 não é demasiado complexo, nem tão pouco inatingível: normalidade. É só isso que desejamos. Normalidade no nosso dia a dia e no contacto com aqueles que nos são mais próximos; normalidade na presença dos nossos sócios e adeptos nos estádios.

Não concebemos o ano de 2021 sem termos a nossa força motora a apoiar-nos nos estádios de Portugal e da Europa. Que o início do período de vacinação seja o mote que todos esperávamos para que 2021 seja, efetivamente, o ano do regresso à normalidade. Ansiamos pelo dia em que nos deixem reabrir as portas de todos os estádios. Só aí é que o futebol voltará a cumprir-se na sua plenitude. Caso contrário, os prejuízos serão irreparáveis para todos os clubes em Portugal.

Contem connosco, pois nós contamos convosco.
Viva o SC Braga!

O presidente,
António Salvador



        

Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement