Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}


Breaking News:

latest
"rías baixas tribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

Municípios com Actividade Taurina repudiam "constantes tentativas políticas de limitar a atividade tauromáquica em Portugal"

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno.  Es de agradecer el interés que muestras por esta opción....

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno. Es de agradecer el interés que muestras por esta opción...

A Secção de Municípios com Atividade Taurina da Associaçâo Nacional de Municipios Portugueses emitiram um comunicado onde manifestam o seu desagrado face às constantes e sistemáticas tentativas políticas de limitar e condicionar a atividade tauromáquica em Portugal, e que abaixo transcrevemos na íntegra.

COMUNICADO

A Secção de Municípios com Atividade Taurina da ANMP não pode deixar de manifestar o seu desagrado face às constantes e sistemáticas tentativas políticas de limitar e condicionar a atividade tauromáquica em Portugal.

Desta vez, temos vindo a ser novamente alertados para a intenção de se vir a legislar no sentido de proibir ou alterar a idade mínima para assistir ou participar em espetáculos tauromáquicos.

Acontece que, nunca é demais lembrar, a tauromaquia é reconhecidamente uma atividade cultural, estabelecida na lei portuguesa como “parte integrante do património da cultura popular portuguesa”, tutelada pelo Ministério da Cultura e integrando também, através da Secção de Tauromaquia, o Conselho Nacional de Cultura, órgão consultivo do Ministério da Cultura, e é a própria Constituição da República Portuguesa que estabelece que o acesso às artes e à cultura deve ser assegurado em igual medida para todos os cidadãos, salvaguardando que o direito de acesso às atividades culturais se efetua em iguais condições para todos os portugueses.

Tal alteração visa apenas e só acrescentar entraves à livre fruição da cultura tauromáquica, já bastante penalizada pela discriminação negativa a que estrategicamente o setor da tauromaquia tem sido votado ultimamente, nomeadamente através da recente alteração imposta relativamente ao valor do IVA.

Ao Estado compete promover o livre acesso a toda e qualquer atividade cultural, não impondo regras proibitivas que impeçam liberdade de escolha dos cidadãos à fruição e criação cultural.

Deste modo, informamos não só que iremos estar atentos a todos os ataques, mais explícitos ou encapotados, que visem a cultura tauromáquica nacional, bem como manifestamos a nossa firme intenção de garantir o respeito pelos direitos e liberdades das crianças e dos seus pais, pugnando pela manutenção da classificação etária da tauromaquia de M/12.

-----------
( Imagem : Pedro Batalha



No hay comentarios

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.

Prensa española :

Portadas de Prensa española están al final