Una ecovía de 40 kms entre Caminha y Monçâo será realidad a fin de año...

VILA NOVA DE CERVEIRA.- Las obras finales de la Ecovía que unirá finalmente Vila Nova de Cerveira con Caminha entran en su recta final. Denominada "Caminho do Río" : va a estar lista en su tercera fase para inaugurar antes de fin de año. 

Está a decorrer a pavimentação do troço da Ecovia ‘Caminho do Rio’ que liga os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Caminha, entre a Praia Fluvial da Mota, em Gondarém, e a freguesia de Lanhelas. Esta 3ª e última fase, correspondente a 940 metros, dá por concluída a ‘via verde’ que atravessa o território municipal de Cerveira, proporcionando a plena usufruição pedonal e ciclável ao longo de 40 kms até Monção, destaca o jornal "Terra e Mar".

Há muito desejada e planeada, e ultrapassados os impasses burocráticos inerentes, a concretização deste importante troço é encarada como imperiosa pela autarquia cerveirense, com repercussão intermunicipal, dado o caráter de continuidade subjacente a um valioso corredor ecológico reconhecido, em 2017, como a terceira Melhor Via Verde da Europa, nos 8th European Green Award, na Irlanda.

De visita à obra, esta quarta-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, acompanhado pelo Vice-Presidente Vitor Costa, manifesta-se satisfeito pelo desenvolvimento dos trabalhos no terreno e, sobretudo, pela garantia de um percurso que, além de ser totalmente amigável e integrado na paisagem, prioriza a igualdade na acessibilidade e mobilidade.


A ecovia ‘Caminho do Rio’, que
liga os concelhos de Vila Nova
de Cerveira e Caminha vai estar
concluída até ao fim do ano. O
troço entre as freguesias de Gondarém
(Cerveira) e Lanhelas
(Caminha) está a ser pavimentado.

O autarca de Vila Nova de
Cerveira, Fernando Nogueira visitou
as obras, tendo realçado
que a conclusão da ‘via verde’
de Vila Nova de Cerveira incorpora
ainda uma componente de
novos desafios de atractividade
turística para o território municipal,
bem como é uma porta aberta
para a Galiza. “Queremos
concretizar, num futuro próximo,
a ponte pedonal e ciclável
entre o nosso Parque do Castelinho
e o Espaço Fortaleza, em
Tomiño, Galiza, e que será o primeiro
Parque Transfronteiriço
de Portugal/Espanha”,
recorda Fernando Nogueira,
destaca o jornal "Correio do Minho".

Com esta última fase, cuja conclusão
está prevista para o final
do ano, a Ecovia ‘Caminho do
Rio’, no referido a Vila Nova de Cerveira,
ficará com cerca de 13,5 quilómetros
de pleno contacto com o
rio Minho e natureza envolvente.
A ecovia foi considerada como
a terceira melhor via verde
da Europa, nos 8th European
Green Award, na Irlanda.


Ecopista – Caminho do Rio é uma vivência de contrastes da paisagem que nos mostra uma realidade diversa e nos conduz pela memória dos tempos à relação do Homem com o rio Minho, proporcionando a plena usufruição de uma ‘via verde’ que atravessa Vila Nova de Cerveira e liga este território aos concelhos de Valença e Caminha (brevemente).

As condições naturais subjacentes a este percurso permitem a presença de várias espécies de aves como o pato-real, a garça, o corvo-marinho e o guarda-rios, de mamíferos como a lontra e a marta, de anfíbios como a rã-verde, o tritão e a salamandra e de peixes como a boga, o escalo e a truta. É pela sua importância e diversidade natural que o Caminho do Rio está integrado na Rede Natura 2000 e na Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do rio Minho.

A Ecovia ‘Caminho do Rio’, em Vila Nova de Cerveira, perfaz cerca de 13,5kms de pleno contacto com o rio Minho e natureza envolvente.



Artículo Anterior Artículo Siguiente