¿Cómo andan hoy las cosas por Portugal?. ¿Cómo ven el Mundo desde Portugal?

¿Cómo andan hoy las cosas por Portugal?. ¿O cómo ven las cosas, en un día como hoy, desde Portugal?. Echamos un vistazo al Jornal de Notícias, de Porto, topándonos con esto...

Joâo Pedro Campos, desde la Redacción del diario portuense, nos envía hoy esta misiva :

A minha boa notícia e a nossa má notícia

Escrevo-vos poucas horas depois de ter sido testado para a covid-19. A boa notícia: não faço parte das estatísticas. A má notícia: há 80 mil portugueses que fazem, número atingido esta terça-feira.
Com os 427 casos registados nas últimas 24 horas, foi atingido mais um número redondo no país. Já mais de 80 mil portugueses foram infetados com o vírus que mudou as nossas vidas. Os óbitos já passaram os dois mil, sendo agora 2032. As notícias quando o tema é a covid-19 continuam a não ser animadoras. Há sete meses que assim é.

A nível local, as preocupações são grandes. Como no concelho de Portalegre, onde há neste momento 40 casos ativos, provenientes de dois surtos em setembro. Apenas cinco pessoas recuperaram da infeção, como nos conta a Ana Luísa Delgado.

Já em Peniche, há preocupações com as embarcações de pesca, de onde já foram detetados dezenas de infetados. 20, para ser mais exato. 19 de embarcações estrangeiras e um trabalhador do estaleiro naval.

Mais a norte, em Espinho, três turmas estão em quarentena, no Agrupamento Escolar Dr. Manuel Gomes de Almeida, depois de ter havido um caso positivo em cada uma.

Deixemos de lado a covid-19, porque há mais atualidade. Como a Clínica da Mulher e da Criança, que abriu no Hospital de Famalicão. Trata-se de uma nova área materno-infantil, que agrega os serviços de saúde de ambulatório de pediatria, ginecologia e obstetrícia, como conta a Alexandra Lopes.

Também a norte, em Miranda do Douro, boas notícias: a retenção de 5% do IRS pelo município será usada, em parte, para a recuperação de caminhos rurais e aquisição de medicamentos para os munícipes.


 Ex-autarcas de Covelo acusados
de desviar mais de 152 mil euros


 
Atualidade
Estreia de novo modelo de debates no Parlamento e outros temas em 60 segundos